fbpx

Sofrido, divertido…angustiante!!

Quarto – Emma Donoghue – editora Verus

Sinopse: “Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.”

Eu acho muito difícil falar desse livro…ao longo da leitura ele me despertou várias sensações! Uma hora era nervoso, outra angústia, em outras eu ri um bocado e outras ainda, sofri muito…vou tentar explicar sem estragar a surpresa, mas com certeza é um livro que me marcou…
Vamos lá…a história é narrada por Jack, um menino de 5 anos que mora com a mãe dentro de um quarto. Já deu pra ver pela sinopse que é uma prisão, não é? Pois é…só que o menino não sabe disso. O livro tem vários erros de escrita que são da fala de Jack e eu achei simplesmente adorável. O começo do livro é beem chatinho, mas não podia ser diferente. Fala muito sobre o que eles fazem no quarto todos os dias. Um dia é pular na cama, outro é pista de corrida, que é correr em dezesseis passos, etc. Para Jack o mundo é aquele. Ele descreve a mãe como sendo uma pessoa muito paciente, mas tem horas que ela entrava em depressão e ele descrevia como se a mãe estivesse ‘fora’. O que mais me agoniava mesmo era que o menino mamava…não sei se é pelo fato de eu ter um filho e imaginar meu filho com 5 anos mamando me dava angústia, haha! Entendo que é pelo fato de ambos precisarem demais de um do outro, mas sei lá. Me agoniava ler: “Levantei a blusa dela. Hoje o direito não tinha muita coisa, mas o esquerdo estava supercremoso.” Eles eram cumplices de brincadeiras, de segredos….
Com o tempo a mãe começa a explicar as coisas pra ele e Jack começa a acreditar e sentir-se confuso. Mamãe foi raptada? Foi trancada aqui? Por que o velho Nick quer me transformar em pedra?
E os planos da mãe são mesmo muito ousados. Até que ela é bem esperta!
Claaaaro que a história não se passa só dentro do quarto…mas não vou dar spoiler não! =P
Bom, não vou dizer o que acontece depois…mas digamos que os diálogos de Jack são de matar! O começo do livro me deixou meio cansada..mas depois, nossa! Eu ri, eu chorei, eu roi unhas…!! Quanta superação!!
Achei o final perfeito…tudo é muito lindo, uma lição de vida…mas vou dizendo, até lá você sofre mesmo!! hahaha!
Zack: Que horror, imagina passar a vida eterna trancado no quarto?
Jessi: Que vida eterna, biruta? Eram pessoas normais! Ela ficou presa lá por 7 anos!! E o menininho cresceu lá dentro por 5…que dose! Mas podia ter sido pior…
Zack: Como podia ter sido pior??
Jessi: Eles podiam estar trancados com você!!
Zack: Uh! Um a zero…muito bom, está se superando! =)

Tags:

Sobre o Autor

Vivianne Fair
Vivianne Fair

Autora de diversos livros premiados tais como O Legado do Dragão, Quem precisa de heróis? e a trilogia A Caçadora. Gosta de inventar coisas para fazer e ama ler (obviamente)!

12 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Pow, tbm fiquei angustiada só de ler a resenha! Eu gosto muito de livros q marcam a gente, eu choro pacas mesmo! Indo pra minha listinha claro!
    Bjusss

  2. Nossa, fiquei agoniada só de ler a sinopse!! E o pior é saber que esse tipo de coisa acontece, com mais frequencia do que a gente imagina o-o

  3. Lu: obrigada, lu! Vou ver, ok?

    cacá: hahaha, muuuito mesmo..rsrs! Três anos já me incomoda…haha! Se procura coisas alegres, acho que esse livro não é pra vc, mas admito que é divertido!

    Camis: aah, tive o mesmo problema! Me arrastou demais no começo….agora na parte do morto você embarca, o Jack começa a reagir de maneiras muito inocentes e você até acaba rindo…mas o livro é meio pesado mesmo, às vezes! haha, atrasou as minhas também!

  4. Oi Vivi,
    Estou lendo esse livro e a leitura está se arrastando!!
    Acabei de chegar na parte do Morto.Picape… Espero que as coisas melhores, porque senão vou fazer uma pausa!! Esse livro me parece ótimo, mas está atrasando minhas leituras!! rs…
    Beijos
    Camila

  5. hahaha, não tenho filhos mas é realmente esquisito imaginar uma criança de 5 anos mamando…
    O livro parece realmente ser interessane, mas no momento estou fugindo de leituras que me deixem angustiada, estou buscando coisas totalmente alegres, rs

    Beijos

    Cacá
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

  6. Não gosto de livros que me deixão angústiada,me da uma dó no coração histórias assim.
    Zack faz alguma coisa a Jessi ta te ganhando muito facíl.

  7. Nossa, até os 9?? Sim, é do tipo que te faz chorar, mas não muito…faz você pensar na situação! Sim, conta, é muito triste! Mas ele dá uma aflição!! Nossa, mas foi profundo…fiquei com ele na cabeça um bom tempo! Que bom, Aline!! ^^

  8. Esse livro parece ser bom.Ele é do tipo que te faz chorar?Sobre o menino ainda mamar com 5 anos eu sei como é ,minha prima mamou até uns 9 anos,a cena não é uma das melhores de se ver.O livro conta por que a mãe ficou presa lá?Agora tenho uma série de perguntas a serem respondidas e acho que só lendo o livro pra obter as respostas.Coitada dessa mãe,já é difícil ter que ficar ali dentro e ainda tem que ver seu filho preso ali sem poder fazer coisas que pra gente pode ser até chato as vezes,mas pra ela é uma maravilha.Gostei da resenha Vivi.(Aline)

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

error: Content is protected !!