O Universo numa casca de noz

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Inspirador, embora às vezes confuso..rs 

O Universo numa casca de Noz - autor: Stephen hawking - editora: Intrínseca

sinopse: "Após o enorme sucesso de Uma breve história do tempo, a Intrínseca traz a luxuosa reedição de O universo numa casca de noz, na qual Stephen Hawking se vale de ilustrações, fotos e esquemas detalhados para mostrar grandes descobertas no campo da física teórica. Tudo isso, é claro, com sua conhecida clareza, elucidando temas complexos por meio de conceitos e ideias do dia a dia, como a inflação, as cartas de baralho e as linhas ferroviárias, e permeado com seu peculiar senso de humor."





Antes eu tenho que dizer: não é uma leitura fácil! Além de ter uma noção básica em física (se você prestou atenção em suas aulas do segundo grau é a chance de aproveitar!), tem que estar um um bom dia para poder entender bem! rsrs 


Quem não conhece o famoso Stephen Hawking? Se não viram o filme "A Teoria de Tudo", vale a pena! O interessante é que Hawkings até aborda a sua "teoria de tudo" neste livro! É um pouco complexo falar dele, mas vamos lá! 


O livro em si, é uma obra de arte. Além da qualidade do papel (couché), ele é inteiramente cheio de artes gráficas, desenhos até divertidos e muito interessantes. O que você não entende, eles desenham pra você! (se bem que às vezes eu não entendia bem nem assim...)  A linguagem de Hawking é divertida e ele tenta ser o mais objetivo possível. Quem já cursou física na faculdade é um prato cheio, senão pode se enrolar um pouquinho, mas tem muita coisa interessante que dá pra entender.

Hawking fala sobre buracos negros, viagens no tempo... Sabia que é até possível você voltar no tempo e matar seu avô? Só que a probabilidade disso acontecer é menos de um em dez seguido de um trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de um trilhão de zeros. Ele explica direitinho porquê, até mesmo se uma civilização avançada poderia. Primeiro, seria preciso viajar numa velocidade ainda mais rápida que a da luz!

Esse livro faz a gente se sentir bem pequenininho no universo! Ele fala sobre as galáxias, afirma que é meio improvável haver vida no universo e em outras, de acordo com outras filosofias, até pode haver, por exemplo, se o universo fosse dividido em 8 dimensões, de acordo com o que se calcula. Se for assim, na verdade, o universo não estaria em expansão e sim, seria como se estivéssemos em bolhas, tocando umas nas outras. Até dizem que o Big Bang teria se formado de uma.

A frase "O universo numa casca de Noz" vem de uma frase de Shakespeare - "Eu poderia ficar encerrado numa casca de noz e considerar-me rei do espaço infinito" Hamlet, ato 2, cena 2. 

Significaria que o comportamento do universo é como uma esfera minúscula, ligeiramente achatada (não sei explicar isso, só Hawking pode!) rs 

Enfim, é preciso lembrar que são teorias - ele até refutou algumas depois do livro pronto! - e nem todas são provadas - na sua maioria não. Interessante? Demais! Só que seria bom você dar uma lidinha na livraria antes de levá-lo pra casa - o livro, não Stephen! - por que vai que não é sua praia, né? Tem que ter paciência e boa vontade para entender! 

Zack: Pff, moleza. Eu mesmo ditei tudo isso para Hawking.

Jessi: Não diga.

Zack: E parece que o cara não entendeu nada... e expliquei tudo de maneira tão simples.

Jessi: ¬¬  




Leia Mais ►

Orgulho, preconceito e zumbis

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Divertido!

Orgulho e preconceito e zumbis - autores: Jane Austen e Seth Grahame-Smith - editora: Intrínseca

sinopse: "No romance clássico, Jane Austen iniciava a saga das casadouras irmãs Bennet com o aviso: “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa.” Agora, porém, a história é outra... 
No tranquilo vilarejo de Meryton, nossa heroína, a guerreira Elizabeth Bennet, treinada nos rigores das artes marciais, está determinada a eliminar a ameaça zumbi. Até que sua atenção é desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. Ela conseguirá superar os preconceitos sociais dos grandes aristocratas ingleses, tão ciosos e orgulhosos de seus privilégios?"




Alguém já leu Orgulho e Preconceito? Bom, devo admitir que não li, mas vi o filme! Percebi que eram muito próximos, pois os diálogos eram igualzinhos! Bem, quase isso, porque muita coisa envolvia zumbi, lutas e mortes por honra! rsrs
Morro de medo de zumbi, todo mundo que me conhece, sabe disso! Por isso, fiquei muito pé atrás quando comecei a ler...enfim, tive uma grata surpresa! Para quem não conhece Orgulho e Preconceito, não se preocupe! Você pode entender muito bem o livro, afinal, foi só uma adaptação! Por exemplo, os diálogos ferinos entre Mr. Darcy e Elizabeth continuam, mas são mais divertidos. Por exemplo, há uma cena em que Darcy comenta com Mr. Bingley que ele conseguiu a mulher mais bela e que nenhuma outra ali valia a pena, incluindo Elizabeth, que não chegava aos seus pés. No livro original, Elizabeth fica muito triste, mas faz de conta que não ouviu nada. Neste, ela pega sua adaga e está pronta para levar Mr. Darcy para fora e matá-lo, para limpar sua honra. É impedida, no entanto, porque o baile foi invadido por zumbis!   

Os diálogos continuam, e as cenas também. Como o fato de uma das irmãs de Elizabeth fugir com um soldado, mas o que acontece com ele é muito mais divertido! Mr. Darcy continua antissocial e, ao mesmo tempo, romântico e Elizabeth mordaz e orgulhosa. A história é muito parecida, mas quem é um feroz defensor da integridade da obra e acha que ela não deve ser modificada nem um milímetro talvez não seja o livro para você.

Mas, Vivi, tem coisas nojentas? Claro, algumas vezes, mas é só passar rápido, né? Afinal, se tem zumbis, não tem como fugir disso!! rsrsrs O outro livro, que já fiz uma resenha também - Razão, sensibilidade e Monstros Marinhos - é outro que adorei! 

Só sei que amo muito Orgulho e Preconceito e amei esse também, apesar de meu medo em relação a zumbis! Podem dar uma lida!! É uma ótima e divertida leitura! :3

Aah, e virou filme!! rsrs



Divirtam-se! :**




  
Leia Mais ►
Tecnologia do Blogger.