Cotoco - resenha

sábado, 25 de setembro de 2010

O moleque é engraçado demais!!

Cotoco - autor John Van de Ruit - editora Intrinseca

sinopse: "África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana."

Zack: Ceerto, eu vou fazer a resenha desse livro agora! A Jessi provavelmente não leu, porque ela só lê sem-vergonhice de vampiros...

Jessi: EU LI SIM.

Zack: Aaah, claro, esquecei que tem safadezas no livro também...

Jessi: Quer ir direto ao ponto??

Zack: Aham... bem, esse livro conta as peripécias de um moleque muito engraçado chamado John Milton, que conta no livro, em forma de diário, tudo o que ele e seus amigos passam numa escola de internato. Já no começo, o pobre Milton é levado ao internato pelo seus pais - de forma hilária - e já recebe o apelido de cotoco lá dentro por ter um..*ahem*...pequeno. Mas ele não menciona muito isso; só diz que morre de vergonha. A família do John é hilária, outro caso à parte! O livro divide-se com a história dele no internato, suas dúvidas, seus amigos bizarros, rudes e esquisitos, os maus tratos dos veteranos - que chegam a ser engraçados - tudo narrado de forma que você parece se sentir como o pobre Cotoco! Não pense que será um livro tedioso, o Cotoco passa por situações bizarras, desde apaixonar-se por várias meninas ao mesmo tempo - apesar de  ser um internato masculino, ele passa férias na casa dos pais e recebe visitas de outras alunas para a participação num musical - concorra a vaga de um musical, persegue um fantasma, tem que lidar com um amigo sinistro que arranca cabelos, tem que ser forçado a nadar pelado num lago à meia noite... você se acaba de rir!! A avó do guri é doida, o pai pirado e a mãe hilária...


Jessi: Seria a típica família do Zack...


Zack: Eu diria que seria parecida com a sua se você tivesse um irmão, mas ele não tem irmã tarada.

Jessi: Eu devia ficar de boca fechada...¬¬

Zack: Bem, um ponto negativo no livro é que o final é um pouco triste, mas não se deve esperar final feliz o tempo todo, né? E também tem algumas perversidades no livro que pode-se esperar de garotos de treze anos, mas algumas cenas que bem...achei desnecessárias...embora ache que a Jessi tenha gostado!


Jessi: Não gostei, não! Bem, eu não recomendaria a leitura para menores, porque tem uma coisa meio que... bem...algumas baixarias no livro, só recomendaria para uma faixa etária maiorzinha...Claro que não tem o tempo todo! E você gosta muito do John/ Cotoco! 


Zack: Claro, você gosta de tudo que é protagonista de livros...¬¬ 


Jessi: Até o dia que você tenha a sua própria biografia...¬¬


Zack: Quem disse que não? =D


________________________________________________________________


Ahem! Bem, acho que eles já disseram tudo! Definitivamente ri muito com Cotoco, mas é um livro um pouco cansativo, por ser bem grandinho! Tem umas cenas que eu simplesmente pensava: certo, isso foi desnecessário, mas ri alto, principalmente com os pais do Cotoco. Eu não recriminaria algumas atitudes dele pelo simples fato de ser um moleque de 13, mas tinha horas que eu ficava zangada com ele! De qualquer forma dá pra se divertir e muito!!!

Beijoos! =*** 

Comentários no Facebook
17 Comentários no Blogger

17 comentários:

  1. huahauhauhuahu... Já achei divertido só pela resenha.
    Vai entrar pra minha listinha de leituras pendentes (que não para de crescer. Será que algum dia colocarei ela em dia? rs)
    Bjos! ^^

    ResponderExcluir
  2. Tô com vontade de lê-lo, mas uma coisa que mecheu cmg foi essa capa eu simplesmente detestei não diz nado do livro, parece só mais um livro contando uma história de forma chata.
    Beijos,
    Karine
    girlspoiled.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu já tinha visto esse livro várias vezes na livraria,o nome chamava minha atenção, mas a capa realmente eh meio sem graça, então acabava passando direto por ele.
    Mas depois dessa resenha, fiquei com muita vontade de ler. Vai para a minha lista, com certeza!

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Aii, quero MUITO ler esse livro. Tá aqui na minha fila de leitura... Mas me disseram que é tão triste :(

    Enfim, tá quase na vez dele... Aí descubro :P

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  5. Luciane: A minha acho que nunca; só se eu sumir da Terra por uns 3 meses...xD

    Karine: Bom, as vezes a capa não explicita o que tem dentro mesmo; melhor é você dar uma lidinha antes pra ver se gosta, né? ^^

    Aninha: hahaha, a capa é meio feinha mesmo, mas o livro é bem divertido! Dá uma folheada nele antes! ^^

    Juh: É, o final é meio triste mesmo, tem algumas coisas tristes inclusive..mas triste mesmo não é... hauhaua, depois me conta! ^^ beijoos!

    ResponderExcluir
  6. ai vo procura esse livro pra mim le paresse muito bom.
    mas eu quero sabe o que eles estao lendo na capa,com aquelas caras de espanto

    ResponderExcluir
  7. Aah, não é espanto não, é coral! Eles estão cantando! =D

    ResponderExcluir
  8. Eu li e amei! O livro é hilario, pena que o final é triste. Adorei os amigos malucos do John ( meu melhor amigo é a copia do Cachorro Doido ¬¬)e com a familia dele. Livro nota 1000!

    ResponderExcluir
  9. Simm, concordo! O final podia ser diferente...;/ Hahuahaua, eu gostei dele, e de todos os outros...XD alguns eu detestava, claro...como o veterano lá...=p siim!! ^^

    ResponderExcluir
  10. Vi, antes de ler o Cotoco eu tinha lido o Diários de Nick Twisp, o que me fez pensar que Cotoco é um livro super inocente!! rs... Acho que fiquei tão traumatizada com o Nick, que minha leitura do Cotoco foi muito melhor do que a sua!! rs...
    beijo
    Camis

    ResponderExcluir
  11. hahaha, eu bem que imaginei! Deve ter sido brincadeira de criança, hahaha! Beijoos!

    ResponderExcluir
  12. Essa história me parece ser familiar..será que eu ja li..hum..to na dúvida se leio ou não...o Zack e Jessi...figuras de mais....espera ai..tem biografia do Zack?...me conte ai Vivi...não esconde da gente uma informação tão importante....rsrs..
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. QUero ler esse livro, ja li varias resenhas boas!!!

    ResponderExcluir
  14. Pri: Ué, será? Dá uma passada na livraria e checa! hauhauaa, essa informação é meio sigilosa...kkkk!!

    Kézia: Aah, que bom! Ele é bem legal, sim! Pode ler sem medmo! =D

    ResponderExcluir
  15. Brincadeira de criança foi pouco!! Ler Cotoco foi uma felicidade sem tamanho!! hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nooossa!! parece ser bem legal..... eu ja li um livro que fala de um diario de adolecente nessa idade tb o nome e "diario secreto de um adolecente" nesse eu garanto vc vai rir muuitooo.....=] Esse Zack não perde nenhuma chance de encher a Jessi mesmo o.O

    ResponderExcluir
  17. Camis: Eu imaginei...credo...xD

    Quet: Sério? Acho que já ouvi falar... ;) Se ele perdesse a chance não teria graça, hauhauaa!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.