A Febre - resenha

domingo, 11 de outubro de 2015

Empolgante! 

A Febre - autora: Megan Abbott - editora: Intrínseca

sinopse: "Na Escola Secundária de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparável. Filha do professor de química e irmã de um popular jogador de hóquei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma típica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicável e violenta convulsão no meio de uma aula, ninguém sabe como reagir.
Os boatos começam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsões e tiques nervosos, deixando os médicos intrigados e os pais apavorados. Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV?
Envoltos em teorias e especulações, o pânico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaçando a frágil sensação de segurança daquelas pessoas, que não conseguem compreender a causa da doença terrível e misteriosa.

Um livro muito empolgante! não conseguia largar de jeito nenhum!! E saber que a trama do livro foi inspirada num acontecimento real, ocorrido no estado de Nova York, em 2012...

As meninas Deenie, Lise e Gabby são inseparáveis. Um dia, Lise tem uma estranha convulsão em sala e acaba dura no chão, sofrendo um ataque epilético. Deenie tenta saber o que está acontecendo depois disso, já que ela não está mais indo à aula...Então descobre que a jovem está no hospital depois de ter sofrido uma parada cardíaca em casa! Os médicos nem ninguém sabe o que está acontecendo. Alguns dias depois, Gabby é quem sofre a convulsão. As meninas agora começam a estranhar o fato e a terem medo de pegar o que quer que fosse. Depois, outra menina pega estranhas manias, como piscar incontrolavelmente. Os pais exigem providências da escola e um dos pais afirma que tudo é culpa da vacina HPV que a escola mandou as jovens tomarem. Dizem que o lote estava contaminado e não vai demorar que todas elas sejam vítimas. As meninas começam a gravar vídeos de si mesma ficando doentes e gritando especulações. No entanto, Kim Court, uma das jovens atingidas, diz que não tomou a vacina e acusa Deenie de ser a responsável de ser uma hospedeira de algo que ninguém sabe. A própria Deenie começa a duvidar de si mesma. Uma a uma, as meninas da escola vão caindo e ninguém tem ideia do que está acontecendo.

O livro é muito empolgante e me deixou muito curiosa. Em cada página é apresentado algo novo, um fato para diferenciar a história e nos causar dúvidas. Deenie diz que carrega um segredo, uma nova personagem é apresentada, muitas reviravoltas. 

 A história é contada em terceira pessoa, mas em cada capítulo é foco em alguém. Às vezes em Deenie, outras no pai de Deenie, Tom, que é um professor ou às vezes Eli, irmão de Deenie. Principalmente em torno na família da menina, mas tem horas que o capítulo é contado pela própria Lise, que sofreu a primeira convulsão. 

Entretanto, devo admitir que o final me decepcionou um pouco. Alguns segredos não foram muito convincentes pra mim e teve outros que não foram explicados - infelizmente não posso dizer, mas posso ao menos contar que um caso não teve uma explicação razoável considerando o desfecho. A história do lago também não me deixou uma clareza... por que ele era dessa forma? 

Enfim, o livro é ótimo, mesmo que eu não tenha ficado muito satisfeita com o final, mas é só você relevar alguns fatos e não deixar sua cabeça detalhista influenciar em alguns detalhes, hehehe!! Daí a trama se encaixa!

Zack: Eu já...

Jessi: Eu sei!! Você vai dizer que já sabia o final já lendo a sinopse do livro!!

Zack: Na verdade eu ia dizer que fui eu que causei histeria nas meninas, e que já estava acostumado com isso. Mas boa tentativa de tentar adivinhar as coisas, Jessi! Continue tentando! Hehehe...

Jessi: ¬¬  



 
Comentários no Facebook
5 Comentários no Blogger

5 comentários:

  1. Vivi, não posso negar minha paixão por esta capa. Tão simples e tão rica de mistérios. Sobre a estória, não foi desanimadora, me interessei por ser baseada em um fato real e mais ainda sobre o fato da epidemia de coisas estranhas que andam acontecendo com as garotas da escola. É uma pena que o final não foi válido para você. mas, anotada a dica.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vi.
    Apesar dos seus comentários finais, estou doida para ler esse livro!
    Vou tentar correr com minhas resenhas para poder pedir esse livro ainda nesse mês! kkkk
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oiii Vi <3 confesso que agora fiquei com uma vontade louca de ler esse livro, apesar de você ter se decepcionado com o final, ainda me parece ser um bom livro, então depois vou procurar para ler *o*
    Bjooos

    ResponderExcluir
  4. oi! eu li o livro, mas não entendi o que aconteceu com as outras meninas, tipo a kim court. ficou subentendido ou realmente não tem resposta?

    ResponderExcluir
  5. Ycaro: verdade? Não me atraiu muito, mas condiz com o conteúdo! A história é muito boa e prendeu muito minha atenção, mas o final teve alguns furos..:/

    Camis: Hahahaha, leia mesmo porque é muito bom! só o final que me desanimou...rsrsrs

    Laís: hahahaha, é bom sim, pode procurar!!

    Sarah: Pois é!! Acho que o livro deixou subentendido, mas pra mim não houve uma resposta válida!! :/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.