O que é o bookstart?

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Quando estive na bienal, assisti muitas palestras interessantes e entre elas estava um representante da Bookstart. Eu fiquei encantada com a nova maneira de incentivar os autores e resolvi falar um pouco dela.

É muito difícil lançar um livro, é verdade. Se você opta por não fazer por uma editora pode lançar por demanda, mas para custear o livro precisa desembolsar um bom dinheiro para pagar os custos e, às vezes, por causa disso, seu projeto vai acabar parando no fundo da gaveta (ou num HD externo por aí).

Eu conhecia o kickstarter e algumas outras plataformas de financiamento coletivo, e até comprei uma boneca de um rapaz que fez um financiamento coletivo através do kickstarter. Ele pretendia fazer um modelo que fosse diferente da Barbie de uma boneca mais adaptada ao modelo feminino mais comum (mais gordinha). O projeto dele fez tanto sucesso que ele alcançou quase três vezes o que planejava! haha





Então, a bookstart é um tipo de financiamento coletivo. O que importa é divulgar bem sua obra e encontrar pessoas que estejam querendo te incentivar! Daí elas te ajudam a publicar e, dependendo do dinheiro com que entram, elas podem ganhar mais recompensas! Se você alcançar sua meta, todos recebem livro e você vai conseguir ter seu livro publicado em ebooks nas livrarias e até no exterior!! Também pode ser de modo físico, e você também pode publicar por demanda sem ter todo aquele custo necessário que muitos autores não tem pra começar!

Não só isso, editoras pequenas também podem participar! Às vezes, por querer apoiar um ou outro autor - ou talvez todos, os projetos podem variar e achei isso muito legal. 

Certo, você se pergunta: e se quando eu lançar minha campanha eu não conseguir o suficiente? A bookstart devolve o dinheiro para todos os que apoiaram, sem problema de custos pra ninguém. Você não precisa se sentir culpado! rsrs       

Acho que é bem válido. Afinal, nem todos tem o suficiente para começar e não é preciso deixar os sonhos de lado. Às vezes tem alguém disposto a te ajudar e acreditar no seu talento! Isso não é demais? :)

Nas palavras do organizador do projeto:


"Somos uma plataforma de financiamento coletivo, onde cada autor ou editora monta um projeto a fim de angariar os recursos necessários para custear a publicação do seu livro. Este projeto tem um tempo determinado, em torno de 60 dias, após este prazo é iniciado o processo de editoração, impressão e entrega do livro. Ou seja, o livro só virará realidade se esta pré venda atingir a meta financeira. Caso a meta não seja atingida, o Bookstart estorna o pagamento de todos os apoiadores.


Uma observação importante é que autores e editoras contam com a contribuição financeira dos leitores para viabilizar a Campanha e, para cada Real contribuído, há uma recompensa. Essas recompensas variam de acordo com a criatividade e imaginação dos idealizadores do projeto.

Não somos uma editora, nos posicionamos como um modelo complementar ao de publicação hoje vigente. Por isso, atuamos como parceiros das editoras e dos autores, queremos sempre estar do lado deles e não como concorrentes. Abaixo um breve resumo de como funciona para os dois casos:


Editoras: O Bookstart é um intermediário. A Editora parceira monta o projeto e nos envia o arquivo por email (pode ser em Word) para colocarmos no site. Assim que recebermos o arquivo cadastramos a Campanha e enviamos o link para que comece a divulgação do projeto em todos os lugares e mídias que a editora tenha abertura. Após os 60 dias, caso o projeto tenha sido bem sucedido, depositamos os recursos na conta da editora decrescido da nossa comissão.


Autores: Nos casos de autores que não encontraram editoras, podemos formatar o projeto e montar uma Campanha no Bookstart. Hoje contamos com um Editor Chefe que tem a capacidade de gerenciar o processo de editoração e impressão para publicar o manuscrito com qualidade. Neste caso, toda a expertise editorial fica por nossa conta.


Hoje, nós já temos parceria com uma distribuidora que pode colocar todos nossos Ebooks nas maiores livrarias do Brasil e também no exterior. Contamos também com parceria de gráficas para impressão dos exemplares físicos. Para a promoção e divulgação, além no mail marketing, fechamos parceria com páginas do Facebook que nos permitem divulgar os projetos para mais de 400 mil pessoas. Disponibilizamos estes serviços para todos nossos parceiros, sejam editores ou autores.

Nosso objetivo é revelar e publicar novos autores. Junto com editoras podemos aumentar o número de livros publicados e também fazer com que mais livros sejam lidos. Pensando que para cada Real de apoio há uma recompensa, podemos dizer que com o financiamento coletivo, todo o autor sai do Bookstart publicado e com exemplares vendidos."

Aqui tem mais perguntas e respostas caso vocês se interessem em saber mais! ;D


Eu mesma me interessei! Às vezes não tenho dinheiro para lançar todas as obras que quero, então seleciono só algumas por conta das finanças. E com essa plataforma, acredito que posso alcançar o que preciso. Legal, não? :)

Agora um coisa eu sei que é necessária: MUITA PROPAGANDA!  Facebook, twitter, amigos, inimigos, o que for preciso! Quem manja de redes sociais mande ver! hahaha!

Beijos!



Comentários no Facebook
11 Comentários no Blogger

11 comentários:

  1. Olha só que interessante, Vi!
    Eu fiquei curiosa para saber o que era o tal do Bookstart e agora que você explicou, consegui entender bem! É uma boa ideia!!!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Camis! Realmente a iniciativa é ótima! E quem quiser ajudar você também! Espero que eu possa ajudar muita gente! ;D

    ResponderExcluir
  3. Que legal, assim faz com que muitos autores bons que não conseguem se lançar possa aparecer. Muito legal esse sistema!

    ResponderExcluir
  4. Oii Vivi ! Ah, que legal, é uma coisa muito boa pra quem quer lançar seus livros ..
    E é isso ai, é a divulgação, eu mesma já me apaixonei por livros que nem sonhavam
    que existiam por uma simples foto no facebook !
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, que bom que gostaram. A Vivi realmente mandou muito bem, explicou tudo com muita clareza.

    Se tiverem mais alguma dúvida é só enviar um email para contato@bookstart.com.br, teremos o maior em prazer em falar com vocês.

    ResponderExcluir
  6. Vitória: Não é mesmo, Vitória? Muitos autores precisando de um empurrãozinho e aí está a chance! Só pra quem não quiser tentar!

    contato: Espero que muita gente mande! É uma ótima iniciativa! ^^

    ResponderExcluir
  7. Adorei a iniciativa. Realmente é um projeto incentivador pros novos autores *-*

    ResponderExcluir
  8. Que demais isso não conhecia este projeto que foi desenvolvido depois da bienal
    que mais

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  9. É bem legal! Entra no site deles! Foi desenvolvido antes da bienal! ;)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.