O projeto Rosie

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

 Que livro mais...mais...fofo!!! A-m-e-i!!

O projeto Rosie - autor: Graeme Simsion - editora: Record

sinopse: "Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica."





Acho que a primeira coisa que pensei quando li o livro foi: "Sheldon, é você?" Se alguém já assistiu Big Bang Theory, pode apostar: é a biografia do Sheldon! hahaha! 
Don é um homem que não consegue sentir empatia e acha que tudo pode ser explicado racionalmente. Ele não sabe o que é sentir amor e toda a sua vida é extremamente programada. Ele só sabe o básico de convenções sociais e não entende sarcasmo de jeito nenhum; o que leva a situações hilárias. Para ele, os sentimentos humanos limitam a inteligência humana, então as pessoas mais inteligentes são as que não se prendem a isso. 

Ele acredita que já é tempo de arrumar uma companheira, então resolve elaborar o projeto esposa - um questionário de 16 páginas, frente e verso, onde as mulheres que se aplicarem precisam acertar praticamente todas as respostas. O problema é que ele é extremamente exigente...rsrs
Cláudia e Gene é um casal amigo dele, que resolve ajudá-lo. Gene é um cara que vai apenas pelas aparências e não pensa duas vezes antes de trair a esposa; Cláudia é uma psicóloga muito paciente. Ela tenta mostrar para Don que ele tem que ir além de suas opções, enquanto Gene diz que ele deve se sentir atraído por alguém e é isso que conta. Don não entende porque ele deve se importar com as aparências e nem porque a mulher deve ter outro requisito além dos que ele considera viáveis. 

Um dia, Rosie aparece em seu escritório dizendo que foi Gene que a enviou. Don acha que houve um engano, porque ela não parece corresponder a muitas de suas opções no questionário, mas Gene devia saber. Resolve dar uma chance a ela para agradar os amigos e ver se estava errado em algum ponto.

Rosie acaba virando sua vida do avesso! Ele resolve ajudá-la a encontrar seu pai biológico só porque ela mencionou que isso seria bom demais...então, pronto! Don não entende por que se importa, mas toda sua programação muda!

O livro é cheio de situações hilárias, e embora Don irrite às vezes com suas manias e exigências, não tem como não gostar dele. Rosie, a mesma coisa, e eu adorava quando ela imitava Don ou perdia a cabeça com ele. Adorei Projeto Rosie!! 

Zack: Realmente o sentimento humano limita um pouco a inteligência...

Jessi: Como assim?

Zack: Olha só: você está louca por mim, certo? Podia ganhar uma grana me matando, mas não faz isso porque...

Jessi: ...porque gosto de verdade de você?

Zack: Porque é incompetente, oras. Não acho que tenha a ver com amor e sim com falta de talen...AI!









Comentários no Facebook
9 Comentários no Blogger

9 comentários:

  1. Já li esse livro também, e achei totalmente fofo! É daqueles que nos prendem e nos fazem xingar e pular...nossa eu realmente adorei!

    Beijocas http://meudiva1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vi.
    Assim que comecei a ler esse livro me lembrei do Sheldon! Não tem como!! hehehe
    E o livro é uma graça mesmo! Fiquei encantada com o Don!! rs..
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, Acho que vou gostar desse livro... Tenho uma irmã que é a cópia do Sheldon, com exceção da parte extremamente racional.

    Será que foi inspirado em BBT??

    Zack, veja por esse lado: Se a Jessi fosse competente, seria um tremendo desperdício porque, mesmo assim, ela ia ficar com dó de matar pessoa bonitas! xD

    Beijos, Diva!

    ~-Lyoko

    ResponderExcluir
  4. Haha Jessi, fica tranquila que nós gostamos desse seu lado incompetente.
    Eu conheço um cara que se parece com o Don, é bem metódico e fala que os sentimentos atrasam o mundo. Sim ele é irritante.
    Voltando ao livro... Um questionário de 16 páginas? Que tipo de perguntas ele queria que elas respondessem? O livro tem um bom fim?
    Me parece um bom livro. Lerei assim que eu puder.
    Ótima resenha!
    Bjs
    Aline Silva

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro!!!
    Principalmente por eu simpatizar com o Don e tê-lo achado super Sheldon... (Fã de BBT na veia!)
    Algumas vezes eu fiquei louca com o Don, mas não gostei tanto da Rosie! Pode-se dizer que ela não me convenceu... Mas no geral eu amei o livro, é fofo, e super agradável de ler. O enrendo não é tão batido e a desenvoltura dos personagens mostra que eles são bem humanos, falhas e defeitos todos expostos ali.

    Beijos, May.

    ResponderExcluir
  6. Um questionário de 16 páginas? Wooow... kkkk Tem ele no livro Chefa?

    "Porque é incompetente, oras." - aaaah eu ri! kkk Ainda bem que ela é viu Zack, se não nós a mataríamos kkkk

    ResponderExcluir
  7. Nunca dei muito por esse livro, acho que agora ele vai entra pra lista dos que quero ler *-*
    bjuss
    Larissa

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica!
    Estava em dúvida com relação a este livro.
    Agora, vou ler com certeza!

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Que bom que gostaram! Hahha, o questionário não estava lá não, só algumas perguntas! Rosie também não me convenceu...:/ Mas o livro é ótimo e o final fofo, Aline! ^^

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.