A Quinta Onda

domingo, 29 de dezembro de 2013

Inteligentes esses aliens! rs

A 5a. Onda - editora: Fundamento - autor: Rick Yancey

sinopse: "Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar."




Sabe que li pouquíssimos livros de aliens na vida? Esse foi uma grata surpresa, embora ficção científica em livros não me chame muita atenção. 
O que seriam as ondas? Sem spoilers, já que isso é falado no começo do livro - rs - as ondas seriam as formas que os alienígenas encontraram de pôr fim à humanidade mas sem afetar o planeta. A primeira Onda acabou com toda a energia da Terra. A segunda, o mar invadiu e destruiu centenas de cidades. A terceira, a peste. Cassie sobreviveu à 4a. Onda, que eram os Silenciadores. E lá se foram 7 bilhões de pessoas.

Cassie acredita ser a última pessoa do planeta, mas no livro, às vezes, dá a entender que existem outras. A verdade é que Cassie não sabe se são humanos ou aliens que estão disfarçados, então ela se isola do mundo. Seu irmãozinho foi levado para uma base por homens que diziam ser soldados e estavam ali para ajudar, mas...então porque mataram todo mundo e só levaram as crianças? 

Cassie acredita que ele está vivo, então decide procurá-lo. Contudo, ela começa a ser perseguida por um silenciador. Ele acerta sua perna gravemente ela acredita que vai morrer. Está escondida, sem remédios, sem comida e completamente fraca. O Silenciador some. 

Depois de algum tempo, Cassie é encontrada pelo sedutor e lindo Evan Walker. Ele é um fofo, mas meio óbvio...rs 
O mais legal é que o livro não conta só com o ponto de vista de Cassie, mas também de "Zumbi", um dos soldados e até mesmo de Sam, o irmãozinho de cinco anos de Cassie! rs (embora esteja meio adulto o ponto de vista para um menino de cinco...rs).

Admito que no começo o livro cansa; Cassie é simplesmente grossa e não cativante e muito repetitiva...ela repete partes do livro que você já sabe e volta e meia muda de opinião sobre uma coisa e muda de novo; parece que você já leu aquela parte, sabe? Mas então, duas coisas muito legais acontecem: a chegada de Evan Walker - um cara fofo que a acha quando está ferida...a personalidade e a paciência dele superam a falta de "simpatia" da personagem (antes) principal. A parte II do livro melhora ainda mais, quando chega a parte de Zumbi e ele descreve a vida na base e sua luta para se tornar um soldado de elite...mas algo está errado. Porque a base tem energia elétrica e por que os alienígenas, apesar de ver o quanto estão lutando, não fazem nada para atingi-los?

Tem coisas no livro que não ficaram claras....eles têm um detector em forma de moeda que identifica quem está com uma forma alienígena e quem não está...mas - como não posso dar spoiler, não posso me alongar muito - o fato é que é contraditório...quem ler, vai entender. Talvez expliquem melhor isso no livro 2! 
Sim, é uma trilogia, e não consigo agora parar de pensar no próximo! Cassie mais uma vez me decepciona, já se interessando por outro cara e esquecendo totalmente Evan, que arriscou a vida por ela. Sinceramente? Ela não faria falta no livro 2! XP Mas estou louca de curiosidade para saber como Zumbi e seus amigos vão se virar e o que vai acontecer com Evan!! Caramba, tomara que o próximo não demore! Ele já está sendo vendido em inglês - the Fifth Wave and the Infinite Sea (a Quinta Onda e o mar infinito).


Claro que não vou dizer qual é a Quinta Onda, oras. Não sou o Zack! =p 

Zack: A minha autora agora fica tirando onda com a minha cara...tirando ONDA! Sacou? Hahaha, sou hilário!

Jessi: Nossa, demais. Se eu não te conhecesse, diria que é comediante.

Zack: É uma das minhas inúmeras profissões. Trabalhei muito com isso na década de 70.

Jessi: O chato é nunca saber se você está falando sério...¬¬










Comentários no Facebook
8 Comentários no Blogger

8 comentários:

  1. Zack também é comediante?Ele é perfeito.
    Nunca li livros de aliens, mas fiquei curiosa pra saber o que é a 5° onda.
    Ótima reseha, Chefa!
    Aline Silva

    ResponderExcluir
  2. ´Queridas, acho que podemos fazer um termo onde todas desistimos de tentar adivinhar quantos empregos e Faculdades Zack já fez ou teve...

    Adoro Ficõa científica, essa me deixou bem curiosa (mesmo que talvez odeie a mina de cara lol)

    Beijos, Diva!
    ~-Lyoko

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi,
    Não sou fã de aliens, nem livros de aliens, nem filmes de aliens... E principalmente de livros de catástrofe global com aliens (assistir um filme com os dois um tempo desses). E não suporto essas personagens dadas... :/
    E também não sou muito fã de zumbis (Mesmo tendo amado o R. de Sangue Quente).
    Dou maior força para vc ler e contar pra nós!
    Beijos, May.

    ResponderExcluir
  4. Aff ninguém merece personagens principais que são chatos :P

    Mas fiquei curiosa, nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, parece bem interessante, gosto de ficção científica ^^

    bjs Vivi

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece um pouco com um apocalipse, tipo The Walking Dead, mas ainda não li TWD, não sei qual impressão pode passar. Parece bom!!
    Esse Zack parece sempre ter alguma coisa pra dizer, principalmente piadas em momentos inoportunos kkkkkkkkk
    grande bjo Chefa
    Larissa

    ResponderExcluir
  6. hauhauahaua, é, mas sabe que nem parece muito com aliens? Quer dizer, é mais romance, guerra, aventura...é bem legal, tirando a principal, hehehe!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
  8. Sei como é! Às vezes temos uma lista grande e o tempo? Tenso! rsrsrs Leia antes do filme! O livro é ótimo! Muito obrigada! :D

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.