Dicas para blogs literários

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vou começar o post assim: ESTOU DE TPM. Não leve minhas opiniões e desabafos pro lado pessoal. Estou isenta de qualquer condenação num tribunal!  =3

Gente, tem algo que anda me preocupando muito! Não só eu, como pude ver...
Tem muita gente querendo se aproveitar de parcerias, achando que é só isso "vou fazer um blog para receber livro de graça". Só um instante. NÃO ESTOU DIZENDO TODOS; ESTOU DIZENDO ALGUNS. Por favor, não entre aqui zangado, viu? De coração! É claro que tem gente que realmente acha interessante criar um blog e expor suas opiniões! Que bom então! ^^

O que estou querendo dizer: não posso seguir todo mundo, nem dar livros pra todo mundo. Eu sempre espero para ver se a pessoa leva seu blog à sério. Daí eu sigo, comento e vejo se a minha editora pode mandar livros meus.

Todo dia estou recebendo emails dizendo 'me segue?' 'me manda livro?' Para tudo. Já recebi emails como: "diz como criar meu blog." "me dá seus contatos de parceria?" etc. Não, não posso! Desculpa! =/ Criar blog demanda tempo explicando (meu filho está criando um pro clubinho dele e está me deixando LOUCA!) e estou trabalhando! rs Contatos de parceria nem pensar - as editoras me matariam!

Em primeiro lugar, lembrem-se do seguinte: Ninguém dá nada de graça, minha mãe já dizia. Se você se comprometer a fazer uma parceria com um autor ou editora, ESTEJA CERTO DE QUE VOCÊ TEM RESPONSABILIDADES. Se não tiver tempo, seja franco. Se não gosta do estilo de livro que eles têm, seja franco. Nada de pegar a sinopse do livro, escrever um parágrafo dizendo 'amei' e ficar por isso mesmo. Você tem responsabilidades! Você tem que LER, dar sua opinião SINCERA, pois é por isso que você criou um blog...na verdade, é por isso que existem blogs literários. Não precisa destruir um determinado livro nem autor, claro, mas justificar sua opinião, saber escrever (isso é importante) e explicar porque acha isso.
Estou sempre recebendo emails assim: "Tenho um blog, me manda livro." Verdade, só isso, nem dá motivos para mandar o livro nem nada...e às vezes fez o blog um dia antes.
Peraí, vocês acham que o autor GANHA o livro? Não ganha não! Eles também pagam! Lembre-se!!
Não quero que ninguém fique magoado comigo, mas às vezes sou ofendida porque não mando livros. Ou ignorada. Não quero ser vilã; acredito que seu blog é o máximo, alguns são mesmo lindos, mas não posso arcar, lembre-se que também tive despesas com os livros...O autor independente paga toda a produção, paga cada livro, é fogo mesmo...

DICAS: Quer mesmo começar um blog literário?  (só dividindo experiências, não sou expert! ^^;)

* capriche nas suas resenhas, independente de ter parcerias ou não. Isso vai mostrar que você leva a sério e as pessoas vão te seguir porque querem, não porque você pediu.

* não mande emails para pessoas, scraps dizendo 'me segue'. Seja gentil, diga: "fiz um blog, blah blah, se gostar, pode me seguir?" Cuidado com spam!

*lembre-se que o autor paga pelos livros que escreve; ele não ganha! Se você quer sinceramente ajudar um autor, ofereça-se para pagar o livro dele, ou espere ele entrar em contato com você. Se ele disser que não dá, não insista. Ele está sendo sincero, não malvado. Se ele pedir para que seu blog evolua um pouco antes de mandar, siga o conselho dele.

*Seja sincero ao fazer uma resenha, mas não destrua o livro nem elogie demais, senão você perde a credibilidade. (claro que você pode fazer isso, mas não sempre!) Exponha suas opiniões explicando o porquê delas e diga que isso é em relação a você. Tem gente que ama Crepúsculo, tem gente que odeia por motivos diversos.

*editoras esperam que você cumpra sua parte! Não fique com o livro mais de três meses enrolando ou faça uma resenha de duas linhas.
Eles são responsáveis também.

*parcerias com editoras e autores não são fáceis! Pro autor, pior ainda, porque ele tira do próprio bolso, e muitos deles tiveram que investir. O autor também tem que lembrar que ele está sujeito a opiniões!

*Saiba que nem todo mundo pode comentar no blog por falta de tempo...eu mesma nem tenho! rs Não é por falta de consideração!

*não se comprometa com parcerias se você tem trabalho, escola, etc. Eu às vezes nego parcerias de editoras de livros que não gosto ou recuso livros que sei que não vou gostar. Quando não tenho tempo de ler, aviso!

*tenho certeza que muitas (os) blogueiras (os) tem mais dicas que eu! Preste atenção no blogs de sucesso  - PELO AMOR DE DEUS NÃO COPIE. Crie seu próprio ritmo; sua própria linguagem, seu próprio modo de falar e cuidado com o português.  

Não quero começar nenhuma guerra aqui, de modo algum! Só quero expor dizendo que ter um blog não é fácil como se pensa, e não posso seguir/doar livros/comentar em todos. Pense nos motivos que o levou a ter um blog. Não se comprometa a fazer resenhas além da conta, principalmente se você não tem tempo!

A propósito, AMO blogs literários e amo minhas amigas e amigos blogueiros, do fundo do coração. Conheci pessoas incríveis, pessoas que me incentivaram, pessoas que me deram muita força. Se quiser fazer parte do clube, bem vindo! Mas faça pelos motivos certos!

Quem tiver mais dicas, fique à vontade! Comentários maldosos, encrencas e estresses à parte serão excluidos! =D
Beijoookas!!

Comentários no Facebook
74 Comentários no Blogger

74 comentários:

  1. Vivi super concordo com você, criei meu blog faz 5 meses, simplesmente porque amo ler! No começo nem sabia o que era parceria, eu achava que tinha que devolver o livro hehehehe. Não tenho muitas parcerias, mas acho que esta ótimo assim, tento fazer o meu melhor e caprichar nas resenhas. Mas criar blog para ganhar livros de graça é realmente ingenuidade rs... porque não é assim que as coisas funcionam ^^
    Amei o post!
    beijocas enormes
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! acho que todos que pretendem fazer um blog deve ler isso! que blog literario nao é para ganhar livro mas sim para comenta-lo.

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente. e adicionaria mais uma dica, parem de ficar cobrando parcerias online via twitter, é tão chato ter que ficar lendo coisas como: mandei email pra vcs, qdo respondem?/ ainda estou esperando respostas/ quando vai começar o envio dos livros/

    e todo esse bla bla bla

    tem coisas que devem ser tratadas em off

    E odeio resenhas rasas, com um parágrafo, fo tipo gostei/não gostei, vale a pena/ não vale a pena.

    Prefiro ler resenhas longas, mas na qual eu sinta que o autor do post realmente se dedicou a leitura, independente de eu concordar ou não com a opinião expressa na resenha.

    Acho que muitos ainda não tem sequer noção do que se trata de uma resenha, prática e leitura de blogs literários de qualidade é algo que ajuda muito.

    Parceria é legal, é, mas tb tem seu lado negativo, muitas vezes deixamos de ler algo que queremos e gostamos para ler o que a editora manda devido ao compromisso de responsabilidade com a parceria.

    ResponderExcluir
  4. ÓTIMO post!
    Sabe que ontem mesmo a Alê da Lexia me deu um esporro básico por eu ter feito parcerias demais? rs Tenho dificuldades em dizer não, então acabei enviando mto mais livros que poderia (se tivesse condições daria livros pra Deus e o mundo, mas não dááááá). Coisas de autor iniciante, tô aprendendo! rs

    Graças a Deus, fiz parceria com muitos blogs sérios e comprometidos com um bom trabalho. Mas tem muitos que tá na cara que criaram um blog só pra ganhar livros, aí é complicado. E, com isso, muitos blogs sérios acabam ganhando essa fama ruim tbm =(

    Enfim, amei o post. Tds os blogueiros deveriam ler! rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Vivi *----* Que arraso este post!

    Quando fiz um "desabafo" sobre isso essa semana, as pessoas me tacharam de "chatinha" e disseram que estava querendo "briga". Não acho que expor esse tipo de "dica" seja chato ou mesmo uma provocação (a não ser que "sirva o chapéu" não é?!), mas sim uma forma de valorizar este meio de divulgação que está sendo visto como "oportunista", porque é justamente isso que alguns "blogueiros" querem - receber algo em trocar!

    Não curto este tipo de coisas... as poucas parcerias que tenho, nunca recebi nada em troca. Isso mesmo, nunca recebi nada de Editora alguma, então... o que escrevo faz jus ao que sinto ao ler. Já os autores parceiros, grande parte me procurou para enviar material... não gosto de pedir livros, a pessoa tem o direito de decidir se mereço ou não. Mas quando me comprometo, faço tudo que posso pela parceria.

    Pena que nem todos são assim... e o que não falta são blogs "oportunistas" para ganhar livros e presentes. Até eu, que nem tenho contatos e tal, recebo inúmeros pedidos de "como se faz parcerias... me mande seus contatos". Acho isso o fim... se você quer parcerias, faça por merecê-las!

    E o pior de tudo, são blogueiros que vem até mim, depois de publicar uma resenha, querendo saber "Como formei parceria com tal autor". Eles não se tocam que eu COMPREI meus livros e não GANHEI eles. Atitude ridícula e muito mesquinha.

    Enfim... amei o post e concordo com cada palavra aí em cima! Parabéns por trazer a tona o que muita gente tem preso na garganta *eu já falei sobre isso, mas mesmo assim, fiquei felicíssima com o post*

    Beijos =*



    Guria que Lê

    ResponderExcluir
  6. Chhiii doeu, não pra mim claro. Mas acho muito bem. Eu própria tenho um blog, não tem muitos seguidores, mas o que me interessa é escrever (e lembrar-me das histórias, às vezes esqueço. E acho que cada um deve trabalhar por si próprio e não andar a crapichar e pedir favores. É irritante.
    Beijos AMB

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi!!!!

    Excelentes suas dicas. Tenho um blog literário, já faz quase dois anos, e nem tenho muitas parcerias ou seguidores, mas não me importo. O que quero mesmo é expor minhas opiniões e falar do que gosto, mesmo que não seja modinha. Também amo escrever, e muitos vezes posto crônicas minhas, com assuntos meus.
    Posso postar mais uma dica? Acho que se alguém vai comentar uma resenha sua deveria pelo menos LER a resenha! Ontem resenhei um livro que eu odiei, e, educadamente, listei os motivos que me levaram na não gostar do livro, e recebi vários comentários dizendo: "Eu preciso ler esse livro", "Eu amo essa série", rsrsrs.

    B-jusssss! ♥

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu post Vivi. Também vivo recebendo emails, ou alguém que me segue e deixa um recadinho dizendo q está me seguindo e pedindo para segui-la tbm. Às vezes é constrangedor. Todo mundo quer um lugar ao sol, mas é preciso saber trabalhar, cativar o seu público. Cada um tem que ter seu estilo, não precisa copiar ninguém. E essa questão das parcerias, com o tempo você consegue, não adianta ficar o tempo todo enchendo o saco das editoras com inúmeros emails e tweets...isso desgasta e dá canseira nas editoras. Hoje tenho várias editoras parceiras porque soube ser paciente. Não insisto. E também requer tempo para lermos e cumprirmos com as nossas obrigações que é ler e resenhar num determinado tempo. Nada sai de graça, então devemos ter nossas responsabilidades juntamente com as editoras.Blog literário serve para divulgar livros, notícias do mundo editorial, entrevistas com autores, etc...parcerias vem com o tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Excelentes dicas! Eu ando sem tempo pra nada por isso mesmo que nem pensei em pedir parceria pra ninguém até agora. Sei que não vou ter muito tempo (é só ver meu blog desatualizado) e por mais tentador que seja ganhar livros (pq o dinheiro economizado me permitiria comprar mais livros =P) numa parceria tem que existir responsabilidade dos dois lados.
    Ganhar livros de parceiros não é como ganhar um livro de presente, é mais como uma espécie de trabalho. E quem não trabalha direito... dança.

    ResponderExcluir
  10. Achei seu post espetacular. Espero que muita gente leia e aprecie seu texto. Eu mesma criei um blog faz 5 meses para ajudar na divulgação do livro Apátrida, escrito pela minha grande amiga Ana Paula Bergamasco. Fui no lançamento, comprei o livro e comecei a divulgar mesmo sem saber como fazer um blog. Estou aprendendo devagar, meu blog está crescendo devagar, mesmo porque estou aprendendo a abrir meu coração nas resenhas. No começo do blog elas são tão pequenas e muuuito objetivas. Mas agora acho que melhorei um pouquinho. E eu continuo com o blog porque fico encantanda com essa interação entre blogueiros, autores, leitores etc. É muito bom!
    Parabéns pelo excelente post!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  11. Post interessante. Mas gostaria de ressaltar um outro lado tb, por favor não me crucifiquem, mas eu sigo muitos blogs e percebo que de uma forma ou de outra mesmo sem perceber, sào os próprios blogueiros e alguns autores que incentivam esse tipo de conduta.
    Toda semana vemos as tais caixinhas do correio,muito do que é mostrado é fruto de compra, mas quando algumas pessoas ouvem, ganhei da editora tal, parece que uma luzinha se acende e essa pessoa acha que é fácil "ganhar" livro das editoras.
    Também tem os autores ávidos para serem divulgados que fazem parcerias com dezenas de blogs o que aumenta o número de pessoas pedindo e pedindo, indo na onda do, se aquele blog ganhou eu tb mereço ganhar.

    Também concordo com a Alexandrina que falou sobre o twitter, algumas vezes é aborrecido ter que ver dezenas de pessoas pedindo e pedindo pra editoras, fica uma sensação de terrorismo por parte de alguns blogueiros e isso acaba manchando a imagem das próprias pessoas que fazem blogs, acabam todos levando a fama por um ou outro.
    Eu sou da opinião que as editoras e os novos autores deveriam disponibilizar ebooks para os blogueiros. E só uma nota pessoal, eu particularmente não gosto de resenhas muito longas, parece mais um resumo do livro, pra mim é meio cansativo. Gosto do meio termo , do que é capaz de me cativar mas que não me obrigue a ficar mais de 10 minutos lendo.

    Bjks e espero ter contribuido.

    ResponderExcluir
  12. oiii, não tenho um blog literário, mas amo ler, que dizer as vezes faço a resenha de alguns livros que acho extremamente interessantes, mas meu blog e meio sobre tudo, sabe? rsrs Adorei saber que as (os) autoras (es) sofrem com isso, li todos os comentários e achei bem interessante o ultimo que li, porque muitas blogueiras comentam no meu blog dizendo "segui, segue também?" e eu até vou lá no blog visitar e ler, mas as vezes eu não gosto, daí é bem dificil dizer não! ahhh e eu queria particularmente te elogiar vivi, rsrs por você escrever um livro (eu ainda não li, mas pretendo em breve comprar e ler), é que meu sonho é escrever um livro, mas eu nunca consigo passar do primeiro capitulo... a história para e não a mais criatividade pra continuar. Eu sou bem melhor com texto pequenos *.*

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. Mas achei o que vc escreveu super valido!
    Bem, eu tenho blog lit, mas algumas coisas que leio por ai... Realmente tem gente que mal faz uma resenha direito, so escreve a sinopse e fala gostei muito' ahaha
    Não acreditei quando vc falou q recebe email do tipo 'tenho um blog, manda um livro?' ahahhah, poxa nem se apresenta....
    Eu hein...
    Parcerias é realmente uma responsabilidade, eu tenho algumas e não fico pedindo livros que sei que não terei tempo de ler...
    Bem legal seu post, vc não esta ofendendo ninguém e como o blog é seu, vale as suas opiniões né...

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto...

    Eu comecei há 2 meses, mais ou menos, nesse mundo, com minha amiga, e o que vi de blog sendo criado desde então não é brincadeira! Eu sempre visitei alguns e não tinha ideia da quantidade enorme que existia já e que é criada a cada dia que passa.

    Gostamos muito do que fazemos e o trabalho é imenso e aumenta a cada dia. Tem vezes que eu penso que vou pirar.

    Só espero que cada um tenha essa consciência: o mais importante é fazer o que gosta, acima de tudo, sem pensar em se dar bem, e fazer a divulgação da literatura que até pouco tempo - senão até hoje - é tão pouco valorizada pelo povo.

    Espero que algumas pessoas leiam com atenção tudo isso que vc relatou...

    Beijo!
    May.

    ResponderExcluir
  15. Gente, amei muito as opiniões de vocês e achei todas válidas!! Amei saber que vocês gostaram do post; na verdade é mais um toque do qualquer outra coisa! Amei as opiniões e dicas de vocês todos; é bom saber que tem blogs aqui que reconhecem que não é fácil..rsrs! E realmente, muitos blog têm contribuido para aumentar esse 'faça um blog e ganhe livro fácil' - porque mesmo ganhar livro não é uma tarefa fácil. Muito obrigada pela contribuição de toooodos aqui!! Amei, amei, amei!
    Podem continuar contribuindo! rsrs

    ResponderExcluir
  16. OI Viviane concordo com você.

    Você tem toda a razão em desabafar nessa postagem, algumas pessoas realmente abusam. Você não tem obrigação em fazer parceria com todos os blogs e muito menos em fornecer livros, E negar isso não faz de você antipática, apenas realista, o problema é fazer com que essas pessoas entendam isso.

    Sou dona do Mais um blog sobre livros e nesse um ano já vi muitos blogs se transformarem em apenas canais de propaganda para editoras e livrarias.

    Não há nada de errado nisso, porem algumas gurias talvez por medo de perder parcerias, pararam de fazer resenhas sobre as obras que lêem. Apenas elogiam as editoras sem nem ao menos falar sobre o livro. E é uma pena quando isso acontece.

    Pessoalmente não gosto de parcerias, sim meu blog ficaria muito mais conhecido se eu fizesse isso e com mais seguidores, pois teria livros e bugigangas para sortear. Mas ao mesmo tempo tenho medo de me sentir na obrigação de ler e falar sobre um livro que realmente não gostei. E isso seria muito difícil para mim, já que não gosto de arrasar obras literárias.

    Meu blog funciona apenas por que gosto de falar sobre livros, não importando se ganho algo com isso ou não. Bom pelo menos até hoje não obtive lucro nenhum com eles, só gastos comprando livros.

    Parabéns pelo seu livro. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas. Ok, eu sou nova nisso tudo e não sei bem de parceria, mas acho que entendi algumas coisas, rsrsrs'
    Poxa, tem gente que pede parceria só pra pegar o livro? ):
    Que chato... Ha, mas assim que der, vou começar a fazer resenhas no meu blog, mas por enquanto estou totalmente sem tempo !
    Beijinhos, Jessika'

    ResponderExcluir
  18. Vivi, é isso mesmo. Já falamos isso pelo twitter, mas não custa repetir, né? Gente oportunista há em todos os setores. Com blogs de livros não é diferente. Há quem entre porque goste, mas há sim - nem venham dizer que não - quem comece porque o olho 'cresce' porque vê outros blogs ganhando livros. E o resultado é essa falta de noção de pessoas como essas que mandam esses e-mails esdrúxulos que você recebe.

    Quer prestigiar um autor? PAGUE pelo livro. Pegue emprestado. Depois contate, promova porque gostou. Ninguém tem obrigação de prover seu blog com livros. Enfim. Tem muita gente boa sim, mas tem muita que entrou pelo oba-oba dos sorteios e dos livros de graça. Espero que não demore muito a acontecer a 'peneira' do tempo: só quem gosta de verdade fica no ar.

    É isso. Força aí. Ter blog, ser autor não é fácil. Ter blog E ser autor é um tantinho mais difícil. Se a gente fala nossa opinião então, xi... mas vamos em frente, né?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Realmente dicas muito importantes, e sim, é verdade que muitas pessoas são oportunistas e criam blogs com o intuito de ganhar livros, o que é um disparate, mas sempre houve e sempre haverá oportunismo, mas algo é verdade, apenas aqueles que tem se esforçado serão capazes de continuar a jornada.

    Tenho um blog a pouco mais de 2 meses, mas para fazê-lo antes eu fiz uma avaliação de minhas possibilidades, a minha primeira parceria foi consumada a pouco tempo, mesmo porque eu não mando vários e-mails para editoras ou mesmo autores,uma vez que não me sinto avontade em pedi parcerias, busco parcerias com livros que sei que me interessarão, e é necessário que haja uma responsabilidade por parte dos blogueiros, afinal como você mesmo disse o dinheiro sai do bolso deles, então se me proponho a fazer uma parceria ela deve ser concreta e frutífera.

    Não é uma jornada fácil, mas é muito aprazível ver os comentários no blog, ou mesmo recebe e-mail elogiando seu trabalho.

    Excelente texto!

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraço
    Juan

    ResponderExcluir
  20. Oi adorei o seu blog, visite o meu de textos, obrigado, até mais ;)

    ResponderExcluir
  21. Nossaaaaaaaaaaaaaaaa, existe isso de mendigagem de livro????? Cruzes x.x'''' Tenho medo XDDDD

    Quando ganho um comentário no meu eu já fico feliz UHAUHAUHAUHA XD Sair pedindo favor e livro já é um loosho XD

    Enfim^^ Espero q isso se resolva e que encham menos a sua paciência por isso =D

    =***

    ResponderExcluir
  22. Vivi! Vc tem todo o meu apoio (embora não saiba quem eu sou hehe).

    Sempre tive vontade de ter um blog literário, mas nunca fiz um justamente pq teria de me dedicar a ele e cumprir com os meus deveres.

    Um blog literário é coisa séria. É para o blogueiro REALMENTE ler o livro e expressar sua opinião VERDADEIRA. Não é nada de CTRL-C + CTRL-V. Até pq existem pessoas (como eu) que acessam sempre esses sites para ver o que está sendo comentado dos livros. Nós, "acessantes" de blogs, precisamos de respeito e só o obteremos com blogs literários SÉRIOS e que levem seus leitores A SÉRIO.

    Parabéns pelo post!

    Bjooos, Pati.

    ResponderExcluir
  23. Vivi, adorei o post. Você pensa do mesmo jeito que eu. As pessoas pessoas acham que o livro de vem de graça, muitos pedem parcerias e depois que o livro chega, fica mofando no armário em tempos! =/ Blog é uma grande responsabilidade! :)

    Beijos,
    William,
    www.viciodecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei o post. Também acho terrível ficar importunando alguém com e-mais e mensagens do tipo "te segui, me siga tb". Meu blog vai fazer um aninho, hehe. Faço resenhas dos livros que leio, e digo aquilo que sinto. Não tenho parceria nenhuma, e confesso que qndo fiz o blog nem sabia que isso existia, rs...
    Foi muito bom saber das responsabilidades que uma parceria traz. Arrebentou no post!!!

    Bjnhs!!!

    ResponderExcluir
  25. Vivi!!! Concordo com o que você falou aqui. eu mesma tenho um blog recem nascido, só criei porque realmente gosto de ler e expor minhas opiniões. Ainda estou meio crua nas postagens mais sou sincera quanto a isso e sempre peço opiniões aos leitores.
    Quanto à parcerias acho que é algo muito complicado, no blog criei uma página adicional para Blogs Amigos, tudo sem muito compromisso mesmo, quando tenho tempo visito e deixo comentário. E sempre procuro deixar isso claro.
    Falando de vocês nossos amados escritores brasileiros, em pouco menos de 1 mês conquistei algumas parcerias mais sempre ajudando ou com o custo do frete ou o do livro mesmo. Os seus encomendei na livraria aqui da cidade porque a dona é muito amiga minha e ela sempre procura saber o que quero, acabou encomendando e depois me avisou :)

    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  26. ei Vivi, desabafar as vezes é bom mesmo, rsrsr.
    Blog é complicado viu, muita gente acha que é moleza ter um, que ter parceria é fácil, etc...
    Espero que quem cria blog só para ganhar livro acabe gostando de verdade disso, pois ter blog é cansativo e as vezes estressante, no entanto é um hobby maravilhoso e divertido. ^^)

    beijos.

    ResponderExcluir
  27. Vivi, adorei o seu post!
    Estou começando um blog literário com algumas amigas e ainda nem cogitamos sobre parcerias com editoras ou autores, por enquanto escrevemos simplesmente porque lemos e gostamos e queremod dividir rsrs. Sinceramente não sabia que uma parceria envolvia tanta coisa - mas tinha noção do comprometimento que se deve ter quando se tem uma parceria.

    Aodrei suas dicas, obrigada!
    bjos

    ResponderExcluir
  28. Ainda dá tempo de participar do sorteio do livro!!!
    Corre lá! Vai acabar em poucos dias!!!

    http://www.primeiro-livro.com/2011/01/soretio-do-livro-planta-da-donzela.html

    ResponderExcluir
  29. Vivi, aproveitando a ocasião, não sei se vc já participou da brincadeira, mas indiquei seu blog para o selinho Dia do leitor. Dá uma olhada na chocolateria. ;-)
    bjs!!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Vivi....

    Falou tudo, tudo mesmo.

    Meu blog é mega novo, criei em Outubro de 2010.

    Já recebi emails como: " Lu, não sei por layout, me ensina?" Lu, faz parceria comigo, pq não tenho ninguem"

    As vezes eu tenho dó, porém, é complicado pra mim tbm x.x

    Eu tenho parceria porque confiaram no meu trabalho, sei que ainda tenho muito que aprender(melhorar nas resenhas), mas isso só o tempo pode dizer.

    Fazer um blog não é facil, dá trabalho, as vezes você ouve cada coisa que magoa, que pelo amor de Deus, tem q ter muita paciência rsrsrsrs

    Todos os livros, coisinhas vem tudo do meu bolso, não falo: "O fulano, me dá um livro?" Pq sei que é dificil, alias, dinheiro não nasce em arvore, não é mesmo? rsrsrsrs

    Somente, quem tira do seu bolso, sabe o quanto é dificil e pesa.

    Normalmente, a gente vê assim: " Olha blog, tal, tá fazendo sorteio"
    Mas ninguem pensa: "Nossa, coitada, dando um monte de livro do seu proprio bolso"

    Realmente, é complicado...

    Parabéns pelo post viu, com ctza me ajudou e vai ajudar muita gente por aqui que acha q é facil.

    Queria permissão para poder postar em meu blog =)

    Lembrando, que viso todos os créditos(Sempre) =) Pode ficar tranquila.
    Acho que a dignidade de uma pessoa tem que prevalecer.

    Se puder me dar um Ok, por email, twitter...blza ^^

    Fazia mega seculos que não comentava aqui \o/
    Tbm né, correria =\

    Bjs Lu

    Bookaholic Fairy
    @lu_ortega

    ResponderExcluir
  31. legal, muito bem explicado, eu também concordo já que estou começando com um blog no blog-br.com e nao tem nada de visistas ainda rsrs
    bj

    ResponderExcluir
  32. Concordo com você, Vivi. Muitas pessoas se aproveitam dos autores com a desculpa de que tem um blog para ganhar os livros, sendo que às vezes nem fazem uma resenha decente, ou até então param de postar no blog. Imagino o quanto deve dar até raiva nos autores, além de que imagino o quanto de pedidos vocês devem receber a respeito de parceria e ceder exemplares.
    Eu não posso mentir dizendo que também não peço exemplares. Claro que sim, mas isso não quer dizer que eu faça isso com segundas intenções. Pelo contrário, quando eu vou pedir pro autor, eu vou até com receio e com medo de incomodar e já começo a pensar um monte de coisas negativas, haha.
    Mas, lógico, quando um autor diz que não tem como, a pessoa tem que compreender e respeitar.
    Espero que com esse post as pessoas entendam e parem de te encher tanto, haha :D

    xx carol

    ResponderExcluir
  33. Vivi concordo 100% com o que você disse, amo blogs literários, sempre que posso comento, leio as resenhas e tudo mais, mas as vezes eu não tenho tempo para fazer isso, e gostaria de poder seguir mais blogs, mas como sei que não iria conseguir comentar em todos, acabo não seguindo. Eu não tenho blog, porque tenho consciência que não teria tempo pra fazer as resenhas, mas eu adoro ler, por isso gosto ficar ligada nos blogs literários pra saber das novidades..Gente, se liga nas dicas da Vivi, preste Atenção!
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Obrigada pelo carinho, gente! Pois é, quem me dera se a gente pudesse mesmo distribuir..o problema é que nem dá pra saber quem leva mesmo a sério, né? E viu que tem gente aqui fazendo propaganda do blog? hahaha!

    Obrigada, pessoal! ^^

    ResponderExcluir
  35. Amei o post! Leio muitos blogs literários antigos e realmente vejo que alguns novos ficam meio 'doidos' com perspectivas irreais. Peninha!
    Eu tenho um blog, não faz muito tempo e me considero realmente em início de jornada. Não tenho tanta experiência e vejo que, eu tenho um blog de variedades, posso falar sobre qualquer coisa nesse mundão, e nem sempre tenho assunto ou tempo para postar! É realmente difícil manter um blog!
    Não vou desistir, mas concordo que é complicado manter e que tem gente subvertendo as coisas em todos os ramos das sociedades e cybersociedade. Mas é assim mesmo, né...
    Sempre que posso venho aqui, quase nunca comento. Mas hoje eu tava carente e tinha que abrir meu coração! hahaha
    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  36. Excelente texto, Vivi!

    Eu não consigo entender o que se passa pela cabeça das pessoas pra achar que "incentivar a literatura nacional" é querer que todos os autores doem seus livros. Acho que é justamente o contrário, comprar pras editoras se sentirem seguras a investir. Claro que há exceções, mas cada autor sabe até que ponto pode doar livros pra divulgação, né?!

    Sabe o que é pior? Esses "blogueiros" acabam fazendo fama. Confesso que eu olho super desconfiada para novos blogs literários. Aí quem quer fazer um trabalho bacana é prejudicado.

    E nem mencionei as cópias! Será que é assim tão difícil imprimir seu próprio estilo no blog? Cada pessoa é única e tem algo de bom a oferecer, não precisa querer ser igual a ninguém.

    Bjos

    ResponderExcluir
  37. Isso mesmo! Fazer um blog é complicado, mantê-lo mais ainda! Tem que gostar mesmo; e investir nele!! Independente se gostarem ou não...^^
    A gente acaba pegando implicância com blogs até saber se é pra valer ou não...

    ResponderExcluir
  38. vivi amei o post,tbm tenho meu blog e seu que tem gente que merece mesmo ouvir isso:p

    mas mudando de assunto,vivi tem previsão pro segundo livro ser vendido em livraria,é que meus pais naum deixam eu comprar nada pelo computador

    ResponderExcluir
  39. Nossa, confesso que fiquei surpresa com seu desabafo....nem imaginava que estava acontecendo isso com vc...hiper-ultra-super-chato.

    Desde que criei o blog (completa um ano esse mês...uhuuuu) nunca pedi uma parceria sequer as autoras que hj aparecem como parceiras tornarem-se na realidade minhas amigas antes que isso acontece-se (divulgo e apoio todas incondicionalmente), talvez não seja comum, mas sempre fico a disposição para "rachar" as despesas...afinal não é uma "transação" unilateral.

    E tenho o maior prazer em apresentar vários talentos nacionais sem nem ao menos ler o livro, acredito na sinopse e apresento o autor (não sinto necessidade de ganhar nada com isso, sinto sim uma enorme satisfação em saber que estamos cada dia crescendo e mostrando que nós também temos talentos).

    Bjs.

    ResponderExcluir
  40. Pois é, apresentar o autor é bem legal! Nas hoje em dia está uma invasão de blogs literários com objetivo de ganhar vantagem que estão fazendo muitos perderem a descrença! =/ Isso é horrível...;/


    Kinha, é melhor você mandar email mpra editora 21 e perguntar! =/ Eu não faço ideia não!

    ResponderExcluir
  41. Passando só pra dizer que gostei muito do post e acho que muita gente deveria lê-lo. Acho que vou enviar o link pra todo mundo que manda e-mail pedindo ajuda ;)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  42. Concordo com vc. Para tdo nessa vida é preciso ter responsabilidade (já dizia o tio do Homem Aranha), inclusive para se ter um inocente blog literário. Agora é moda ter blog e o que eu vejo de blog do qual o dono não sabe nem escrever, é de dar vergonha! Aula de português e de bom senso já nesse povo!

    ResponderExcluir
  43. Post otimooooo Vivi !!

    Pros leitores tb fica dificil com tanto blog literário surgindo ... ficamos na dúvida se podemos confiar ou não. Não dá pra confiar na opinião de uma pessoa q cria um blog só pra ganhar livros, não é mesmo ??

    Bjo no coração !!

    ResponderExcluir
  44. Oi Vivi,
    É ónvio que concordo com absolutamente tudo o que você falou!! Inclusive já comecei a tomar umas atitudes radicais... Já avisei no Skoob que não quero spam e quando me mandam um e-mail pedindo meus contatos de parceria, pedindo livros (sim, tem gente que pede pra eu dar para eles os livros que ganhei das editoras), pedindo ajuda para divulgar... eu já dou uma resposta grossa e pronto!! rs...
    Tem horas que prefiro ser odiada do que ser importunada!! hahaha
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  45. Que bom que o povo concordaaa! Obrigada, meninas! Pelo amo de Deus, né? Não ter bom portuguÊs significa que nem ler direito a pessoa lê!!

    Mentira, Camis!! Jura?? Que povo abusado!!! Tou de cara, sério!!! Acho que vou acabar falando no skoob...quando eram autores divulgando livros, acho que era válido; mas agora tá demais de spam de blogs...;/

    ResponderExcluir
  46. Vivi adorei o post. Concordo totalmente. As pessoas precisam saber que ser blogueiro não é fácil. Literário então.... Todos precisam ter consciência que BLOG vem acrescido de RESPONSABILIDADE e RESPEITO.

    Eu preciso ter responsabilidade para com os meus parceiros e principalmente com os meus leitores. Acho fundamental o RESPEITO para com os nosso leitores. Eles precisam e merecem ler coisas boas. A maioria que REALMENTE ler as postagens são pessoas como nós que tem uma paixão em comum: a leitura. Então temos que ter respeito para com essas pessoas. Imaginem você ver erros gritantes de português, ou resenhas de 2 linhas?! Como nosso amigo leitor vai se basear para ler este ou aquele livro????

    Com relação as parceiras entendam que parceira vem ACRESCIDA de RESPONSABILIDADE ²²²².

    Bjs.

    ResponderExcluir
  47. Isso mesmo, lili!! Não tenho coragem de ler um livro só pq a pessoa diz 'é legal! Pode comprar' ...eu hein...qual o conceito dela de legal? Por que eu ia dar meu livro pra alguém achar 'legal'?? Cada uma...¬¬ Nossa, erro de potuguês é inadmissível!! Quem lê não pode errar...digitar trocado até vai, pq é sem querer.... ¬¬

    ResponderExcluir
  48. ooooiii, Vivii, td beem? o post tah oootiiiiimoooo. vc tem tooooda a razaaaao d dizer isso. eu n tenho blog literario, mas eu queria ter um... vou seguir a risca todas as suas dicas. vc disse q n é expert mas pelo seu blog, que é incrrriiiiivel, parece ser !!
    bjss
    gigyh

    ResponderExcluir
  49. hahaha, obrigada!! Você é muito gentil, gigyh!! ^^

    ResponderExcluir
  50. Oi Vivi.
    Concordo com vc. Criar um blog só pra ganhar livro é realmente uma coisa. Já recebi emails perguntando como fazer um blog, e tal. e oq mais me irritou, foi que em um desses emails, a pessoa tava em duvida entre fazer uma comunidade no orkut ou um blog. Aí ela perguntou bem assim: "Você sabe se as editoras e os autores enviam livros de graça para comunidades?" Acho uqe vc sabe como eu fiquei né? :O Eu confesso que demoro pacas pra ler um livro, mas sempre aviso ao autor. Ultimamente eu to recusando muitos pedidos de parceria, pq eu tenho uns 10 livros pra resenha e simplesmente não to dando conta. E eu fico chocado quando o povo quer fazer blog literário pra ganhar livro de graça, pq quando comecei o meu fiquei sabendo trêsm meses depois que vc poderia pedir para resenha um livro. E o pior de ser blogueiro é quando copiam algo de vc. Pior que tem gente que nem tem concideração, mesmo com temo de uso eles continuam copiando.

    Adorei o post :D

    ResponderExcluir
  51. Concordo em número, gênero e grau com o q vc e a galera disse! Coisa feia ficar mendigando livro! ò_Ó Crie seu blog, faça resenhas criativas e sinceras e espere. Se vc faz isso pq gosta e faz bem, com certeza o reconhecimento virá. Não tenho o menor talento para resenhar mas AMOOOO ler resenhas e conheço uma boa! Tem blogs q praticamente só colocam a sinopse do livro! E querem ser reconhecidos assim?! Nem pensar né?!

    Adorei a dica Vivi,mesmo n sendo blogueira sou leitora e espero q um montão de gente tenha lido tbm!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  52. Julio, sério?? Affe, o que o povo quer é ganhar sem esforço! Sim, tem que avisar...eu mesma demoro, mas explico porque... Eu nem sabia..quando entraram em contato comigo eu só achei que iam me dar um desconto..rsrs

    Siiim, disse tudo, Claudiaa! Colocar sinopse do livro e dizer 'muito bom' não é resenha! É enganação!! eeeh! \o/

    ResponderExcluir
  53. Adorei seu post! E Assino embaixo!
    Acho que quem cria um blog literário gosta de ler e resenhar, então obviamente gosta de comprar livros. Agora quem só fica pedindo... é duro né?!

    ResponderExcluir
  54. Claro que ninguém gosta de gastar dinheiro...mas eu não me sinto culpada comprando livros! =/

    ResponderExcluir
  55. Bem, acho que cheguei para gerar a discórdia e ressuscitar o post.Fiz meu 1° blog literário(q ainda não fez 1 mês).Passeando pelos blogs encontrei seu post, que na minha opinião tem lá suas contradições!
    1° coisa que me chamou atenção no seu post foi o quanto foi subestimada a inteligência dos leitores.Com frases do tipo: " *Saiba que nem todo mundo pode comentar no blog por falta de tempo...eu mesma nem tenho! rs Não é por falta de consideração!"
    2° Outra Coisa que me deixou até irritada foi : "Todo dia estou recebendo emails dizendo 'me segue?' 'me manda livro?' ..."
    Minha visão quanto a isso é bem diferente,pois quando alguém se propõe a fazer um blog é sabido que terá mensagens indesejadas,pedidos de ajuda e etc.Não vejo motivos para tanto drama assim.Afinal, quem está começando agora precisa sim de ajuda...e não acho que blogs brigando por editoras ou se recusando a dá uma informação dão superficial como: "como faz um blog?" seja uma saída.Eu acho que os blogs deveriam sim ajudar uns aos outros por um bem maior que é o conhecimento e a leitura para todos.É claro que seus contados não poderão ser revelados,mas para isso existe um : NÃO POSSO, ME DESCULPE! Simples assim.
    Em relação ao Português,pergunto: " Será mesmo que todos escrevem 100% correto?Será que o erro gramátical é maior e mais importante que a sua expressão e conhecimento sobre o assunto que foi falado?"
    Abraços.

    ResponderExcluir
  56. Thailana, quando você passar por mais tempo como blogueira você realmente vai entender...
    Subestimar a inteligência dos leitores? Eu não subestimei a inteligencia de ninguém, acho que você não entendeu o que eu quis dizer.
    Segundo, você ainda não sofreu os spams todos do qual estou falando, e não estou me referindo a TODOS os blogs literários que estão se formando. Uma coisa é você ajudar, mas com toda sinceridade, tem gente que nem sequer se esforça, procurando em sites, informações, nada. Simplesmente manda email dizendo:"me ensina a montar um blog." se fosse mais específico, como 'me ajuda a colocar botões no lado direito?" aí é diferente.
    Em relação ao português, há erros e erros. Dá pra ver que você escreve bem, mas uma coisa é a pessoa escrever: "foi muito legau," ou:"fassa isso que vc vai gostar". É disso que estou falando.

    Desculpa, Thai, não quero te irritar, mas acho que você não entendeu direito. Não há drama aqui; eu dei dicas para blogs que estão começando. Se você se sentiu irritada, talvez esteja fazendo algo do que está aí e se sentiu mal por isso. Só quis ajudar e tanto os outros blogs quanto as editoras concordaram comigo.
    Não precisa gerar discórdia,mas só expressar opinião, okay? Beijos!

    ResponderExcluir
  57. Acho que vocês está certíssima Vivi, tem muita gente que não se preocupa com a qualidade do que escreve e pensa apenas nos lucros que um blog literário pode dar.

    ResponderExcluir
  58. Aww, obrigada, flor! Era isso que eu realmente queria mostrar! =)

    ResponderExcluir
  59. Hello it is my first post on this website and to start with I would like to thank for the great quality information, which I were able to find in this and all previous posts ,it really helped me a lot.

    ResponderExcluir
  60. Hey Viviane, eu adorei o seu post.
    E quer minha opinião? Andei desvirtuando o esquema do meu blog por causa de parcerias...
    Por ler coisas que me mandavam. E acabei perdendo o estilo real

    ResponderExcluir
  61. nossa, que coisa chata! Esse é realmente um problema...peça pra sua parceria mandar apenas o que faz o sentido do seu blog!

    ResponderExcluir
  62. faz tempo que tenho um blog "literario", mas nao estava postando nada nele, por medo de nao fazer nada direito. Agora que li seu post, notei que nao estou fazendo nada, errado, e isso me deu incentivo de continuar com a minha vontade de ter o blog e me jogar de vez nos livros. obrigada, adorei aqui, estou seguindo :)

    ResponderExcluir
  63. Awww, que bom! Fico feliz por ser útil! ^^

    ResponderExcluir
  64. Gostei!
    Bastante esclarecedor, sobretudo pra quem está pensando em iniciar, como eu, na blogosfera litarária.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  65. Fico super feliz! Espero mesmo que possa ajudar! =D

    ResponderExcluir
  66. Arrasou nas dicas!
    Realmente, há muitos blogueiros literários que exageram na aporrinhação, achando que é fácil conseguir parcerias com editoras e autores e usando a plataforma como uma forma de ganhar livros. Ter um blog sobre livros é mais do que isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  67. Muito obrigada, Ben! Sim, infelizmente muita gente vê isso...é o problema! Ter um blog sobre livros é uma arte e uma paixão! ;) Abraços!

    ResponderExcluir
  68. Oi! Eu tenho um blog. Eu gosto de resenhas mais curtas. Por simplesmente, eu não gostar de resenhas enormes. Costumo expressar tudo, mas de forma simples. Para que o leitor leia bem rapidinho, pois o tempo é bem precioso. E eu queria que (se puder, se quiser) você desse uma olhadinha nas minhas resenhas e avalie se estou fazendo certo.
    Obrigada pelas dicas e pela atenção.

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro assim, mas cada um é cada um, né? Rsrs claro, posso dar uma passadinha lá! :***

      Excluir
  69. Parabéns pelo post, super esclarecedor !!! Recentemente criei um blog e tenho pesquisado muito em como posso melhorar meus posts, ideias novas, como escrever melhor e assim por diante. Quero fazer a diferença, mas com a minha personalidade. O tempo e a dedicação dirá se estou no caminho certo. Também tenho a consciência que o reconhecimento virá através de muito esforço, responsabilidade, profissionalismo ... e bom senso !!!

    Aproveito a oportunidade para convida-lá a conhecer o Leituraterapia (http://leituraterapia1.blogspot.com.br/)! Obrigada! ;=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz por ajudar! :) pesquisa e personalidade são essenciais pra um blog único! Muito bem!!! :D

      Excluir

Tecnologia do Blogger.