Onde termina o Rio - resenha

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

   Um dos livros mais lindos do ano....

Onde termina o rio - Charles Martin - editora Record

sinopse: "Uma mulher luta pela vida num leito de hospital, enquanto seu marido envia os papéis do divórcio por um courier. A história, nada romântica, marcou de forma profunda o escritor Charles Martin. Emocionado, ele pensou em todos os homens que ficam, agüentam. Aqueles que seguram uma das mais pesadas barras — a perda gradual de um ente querido. O resultado é ONDE TERMINA O RIO, um romance sobre o amor que transcende as dificuldades mais extremas. Doss Michaels nasceu e cresceu num parque de caravanas junto ao rio St. Mary e tenta sobreviver como pintor. Abigail Coleman é a única e lindíssima filha do mais poderoso senador da Carolina do Sul. Um único encontro foi suficiente para perceberem que ficariam juntos para sempre. Casaram-se rapidamente em segredo. O rio, testemunha do amor de ambos, torna-se também um importante personagem. Testemunha de encontros furtivos e sonhos. Mas como o ritmo das águas, que não pode ser apressado, o futuro de ambos corre de forma imprevisível. Após quatorze anos de casamento, Abbie enfrenta uma doença terminal. Sempre a seu lado, Doss trava com ela uma terrível batalha pela vida. Quando Abbie elabora uma lista de dez coisas que gostaria de fazer antes de morrer, Doss faz tudo para ajudá-la a concretizar os seus desejos. E, antes que seja tarde de mais, partem juntos para a odisséia das suas vidas. Uma última viagem rio abaixo, um antigo sonho da época de noivado, e com eles levam a lista dos últimos desejos de Abbie. ONDE TERMINA O RIO é um romance envolvente sobre amor e sobrevivência, que reafirma a crença no amor que conquista todas as adversidades. Uma história sobre perda e amor imortal."

*respira fundo* fazer essa resenha vai ser dose! 

Nossa...eu tenho tanto a dizer e nem sei como começar...
Pensando bem, sei sim.

Romeu e Julieta? Dois adolescentes rebeldes que queriam perturbar a família, rolando uma paixão meio doente, só isso..


Edward e Bela? Pff...nem se compara.
 

Suzana e Jesse de A Mediadora? Há.

Jesse e Zack?........hum, sem comentários...

Por que eu estou escrevendo isso? Simples...acho que nenhum deles tem a profundidade do amor que esse livro tem. Porque aqui a verdade é pura, simples. Você sabe o quanto uma pessoa ama quando ela está lá pra você, nos bons e maus momentos. E eu digo maus, maus mesmo. Daqueles que você tá só o caco e ela está ali, pronta pra se doar...

Esse é um dos livros mais lindos que li esse ano...acho que na vida toda. Eu vou tentar explicar porquê.

Quando o recebi li a sinopse e pensei: "Ai, lá vem um livro meloso, cheio de drama puro e simples, com um final horrível que vai me matar de tanto chorar. Não, não acertei. Quer dizer, mais ou menos. Eu comecei a ler reclamando que não tava entendendo nada. Quando o final chegou, eu simplesmente fiquei muda.

Bom, o livro começa de uma maneira muito confusa, não entendi muita coisa. Mais pra frente eu entendi, porque o autor voltava naquela parte. O que me cansava realmente era que o autor dava muuita descrição de rios, e coisas assim, e realmente me aborrecia...não gosto de coisas técnicas nem explicações demais...=/ Mas você releva- até passa o olho batido por essas partes, porque não tem muita importância.
Quem narra a história é Doss Michaels, o marido de Abbie, uma personagem FANTÁSTICA que está em estágio terminal de câncer. Ela quer resolver uma lista de 10 coisas antes de morrer. Certo, até agora só clichê, eu sei. Mas enfim...você acaba vendo muuuito mais por trás disso.

Um dos desejos de Abbie e o mais difícil de todos (apesar de todos serem muito fofos e simples), era descer o rio inteiro até Moniac. Agora pensa numa droga de rio do tamanho do rio São Francisco com todos os seus afluentes!!! Abbie não era mole não!! Doss nunca lhe quebrou nenhuma promessa, por isso ela o fazia prometer antes de pedir, hehe! O maior problema era que Abbie tinha poucas semanas de vida...e o rio levava semanas para ser atravessado...tá entendendo?? O maior problema que Doss enfrentava era terminar a travessia antes que Abbie se fosse!
Antes que você pense: "ai, meu Deus, já vi que é só desgraça..." Olha...Doss intercalava os capítulos da seguinte forma: um era contando a aventura e o outro era sobre como eles se conheceram e como superaram tudo junto. Doss e Abbie não é um casal romântico recém-casado e ainda suspirando de amores um pelo outro. Já são casados a 14 anos! Doss era um pinotr que só sabia se expressar através da pintura - no começo me dava a maior raiva porque ele não era muito de falar do amor que tinha por Abbie, mas ele prova isso, fazendo tudo ao longo do rio por ela. Abbie era uma modelo famosíssima e dona de um coração cheio de vida.
O livro não é só troca de juras de amor, coisas como "te amarei pra sempre", "você é linda, meu amor", "nunca amarei ninguém mais" blah, blah, blah. Pelo contrário. Doss não sabia se expressar. A travessia tinha vários problemas: bandidos, furacões, correntezas, etc. Pior? O pai de Abbie não se conforma com o sumiço da filha. Ele põe a mídia, a guarda nacional, o mundo atrás de Doss, dizendo que ele está querendo na verdade matar a mulher...

Sabe o que é mais surpreendente? Doss não se importa. A vida dele é Abbie, o que vai acontecer depois não importa. Ele nem se desculpa, nem se defende. E sabe que pode sofrer a pena de morte.

Não há nada muito meloso em todo o livro. Tem até uma cena engraçada quando eles são assaltados no meio do caminho e Doss tem que arrumar roupas pra Abbie. Ele vai a uma praia de nudismo, tira a roupa pra ninguém estranhar (kkk) e sai correndo com a roupa das pessoas no braço!!
Aos poucos, os 10 desejos de Abbie vão sendo realizados...mas o mais incrível é que eles acontecem sem que ambos planejem nada (embora saibam quais são)...eu queria realmente contar a vocês. São momentos lindos; daqueles que você se arrepia por inteiro...até Doss se assusta quando ela diz: 'já podemos riscar o 2 e o 8 da lista..."

Alguns dos desejos dela: "dançar com meu marido", "Nadar pelada", "rir até doer"....

Ai, nem consigo falar mais, tou tão arrepiada que tá começando a me incomodar!

Se o final é triste? Só um pouco...depois ele me deixou tão surpreendida que até personagens que antes eu detestava passei a amar!! Final PERFEITO!
Bom, não deixa de ser um pouco triste, mas é tão real, tão puro...

Vou parar de falar agora! Mas quando eu arrumar um namorado eu quero que ele leia esse livro! Eu quero um amor assim, puro, que não vê barreiras!! Nossa, sério, de toda a lista que eu tenho esse vai subir lá pros 10 melhores, eu diria até o melhor do ano...
Esqueça apenas a linguagem técnica que o autor usa, lembre-se sim, que é um pouco triste, que você vai chorar, mas você vai ver que todos nós sonhamos com um amor assim, que não precisa ser dito...só demonstrado...

Vou indo porque vou contar o livro todo! =p

____________________________________

Jessi: *suspira*

Zack: Que nem o nosso, né, Jessi?

Jessi: "O nosso"? Andou bebendo sangue alcoolizado? Você só me sacaneia! Onde está a demonstração de amor?

Zack: Tá, tá, quando você estiver pra morrer a gente vê, tá?

Jessi: *revira os olhos*

 

 
Comentários no Facebook
12 Comentários no Blogger

12 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaiiii que lindo! Adoro livros assim,faz vc pensar na vida, no amor! Já tinha visto a capa do livro em alguns sites, mas nem fiz questão de ler a sinopse! Agora li a resenha =P (risos). TDM! Amei sua resenha! Agora a dúvida: "será q terei tempó para er esse livro?"

    PS: se aparecer o nome Kiluky, sou eu o Jefferson, tá?! Kiluky é meu pseudônimo kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse livro é tudo de bom e mais um pouco....meu queixo caiu...muito!!! Arrume tempo!! =p
    hauhaua, okay! XD

    ResponderExcluir
  3. Cada resenha que eu leio desse livro eu fico com mais vontade de comprar... parece uma história mais do que linda... ><

    ResponderExcluir
  4. Ai, jah me emocionei só com a resenha, já vi que vo me acabar com o livro!
    Está na minha lista com certeza!
    Zack n perde a piada!!! hehe

    ResponderExcluir
  5. Com certeza esse vai pra minha lista...
    Adirei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Claudia: hauhaua, perde o amigo mas não perde a piada, hehe! =D Eeeh, legaal! Compra sem medo! =D

    Aninha: Vai adoraar, te garanto!!

    ResponderExcluir
  7. Ai minah nossa, eu amei...to vendo que vou chorar mt....Amei a resenha Vivi, voce arrasa flor..
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que bom, Pri! Esse livro é meu novo xodó! E eu detesto livro triste...u.u

    ResponderExcluir
  9. A minha chefa é supreendente nas resenhas , uahuahs, amei, já li tantas resenhas deste livro, mais nada igual a sua Chefa auhsuahsu
    bjkassssssss

    ResponderExcluir
  10. huahauaa, que boom!! Ma confie em mim, você vao adorar!! =D

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.