Dicas para novos escritores ou aspirantes!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Bom, por que eu resolvi escrever esse post? Porque sempre estou recebendo e-mails de pessoas que querem saber como se lançar, que querem ser escritoras, etc... então acho que vou resumir aqui tudo o que sei, com algumas perguntas que me fizeram e achei importantes!

Não me considero veterana nem expert no assunto, mas acho que posso ajudar com o parco conhecimento que tenho e que me ajuda bastante! Vamos lá!

Pra começar:

1- VOCÊ NÃO VAI SER FAMOSO DE CARA! 
Não fique aí achando que vai escrever um livro e acabar como uma J.K.Rowling da vida ou uma Stephenie Meyers...As duas, assim como Meg Cabot e tantos outros autores consagrados receberam muuuitos "NÃOS", ou nem receberam resposta alguma. Mais de 30, algumas vezes! E demoraram anos para ser reconhecidos; sabia que Rowling vendia Harry Potter de porta em porta e Crepúsculo foi lançado em 2001(não lembro bem a data, mas faz tempo! rs)? Pode ser que seu livro faça sucesso ou pode ser que não. São lançados mais de 2000 livros no mercado todo mês, você sabia? Isso não é pra desanimar ninguém, viu? É só pra vocês verem que não é pra desistir na primeira tentativa! É difícil, mas não impossível. Eu sei que competir com livros estrangeiros não é fácil, ainda mais porque na infância fomos obrigados a ler coisas e autores que não gostávamos. Tsk!

2- SE INFORME, MELHORE SUA ESCRITA! 
Eu não comecei sentando na cadeira e dizendo: vou ser escritoraaaaa e pari um livro...kkkkkk! Quando criança eu escrevi vários (oh, Deus, que vergonha deles!!), e sempre sonhava ser uma grande escritora (e detetive, artista, dançarina, cantora, atriz, professora - modelo não porque modelo não podia comer chocolate), mas não me limitava. Escrevia sem pensar em publicar. Não cobre muito de si mesmo, mas sempre busque melhorar. Eu li muitos livros sobre como ser um bom escritor, me informei sobre editoras, estudei redação, LI MUITO, li meus textos com olhos críticos, etc. Sempre me mantive informada em relação ao mercado.

3- NÃO MUDE SEU ESTILO PARA AGRADAR NINGUÉM!  
Se você escreve romance melhor, manda brasa, ou ficção, policial, que seja. Não se force a fazer diferente para acompanhar o mercado, porque nunca vai parecer natural!

4- NÃO MANDE QUALQUER UM LER SEU TEXTO! 
Não escolha pessoas como mãe, pai, irmão, primo, cunhado, amigos do peito. Eles vão dizer coisas pra te agradar. Escolha escritores, amigos mais distantes, colegas - que estejam prontos a te ajudar. Não entregue o texto completo - o roteiro é seu - entregue parte dele (umas dez a vinte páginas) para pessoa ver se é empolgante, a narração está boa, coisa assim. Se você entregar o texto todo é capaz da pessoa nem se animar a ler e dizer que gostou só pra fazer de conta que leu! rsrs! 

5- ESTEJA PREPARADO PARA RECEBER CRÍTICAS.
É, eu sei, essa parte não é fácil! rsrsrs! Mas pensa assim, nem Jesus agradou a todos, certo? Nem todo mundo gosta de Crepúsculo e Harry Potter! Tem gente que ama livros que eu detesto!! Mas pense bem: não se deixe atingir por críticas negativas. As construtivas são ótimas, mas as negativas que só dizem 'não gostei' 'não achei legal', ignore. Não vão te fazer melhorar? Então não prestam. Isso também não quer dizer que você vai mudar porque recebeu uma ruim. Vê se mais pessoas concordam. Deixe bem claro que receber críticas é importante pra você e que você não vai se magoar. No começo é difícil, mas você se acostuma! rsrs
6- REGISTRE SEU TEXTO.
Essa pergunta é campeã: onde registro? Devo registrar? É bom que faça isso, mas não é de se desesperar, viu? Não fique achando que você escreveu e alguém vai te passar a perna no dia seguinte...rsrs! Para registrar é coisa super simples! Vá na biblioteca nacional e diga que você quer registrar uma obra. Aqui em Brasilia só preciso de xerox da carteira de identidade e cpf (acho) e o seu texto todo impresso e com todas as páginas rubricadas, a primeira e a ultima assinadas. É um saco, meus textos tem mais de 200 páginas...u.u Tem que pagar uma taxa de $30,00, acredito, mas o preço pode variar. Se quer sua consciência tranquila, é melhor, rsrs! Aqui está o link com tudo o que você precisa! Biblioteca Nacional

7- NÃO MANDE SEU TEXTO COMPLETO E SEM FORMATAR PRA NINGUÉM!! 
Volta e meia eu recebo uns assim. Não faça isso! Eu sou uma boa pessoa (mamãe não acha, mas sou sim, viu??) mas você pode encontrar pessoas ruins por aí. Se quiser seu texto avaliado por alguém, mande só uma parte dele e formatado. Vai em word >> home >> prepare >> mark as final (o meu é em inglês, hehe) e manda só uns dois ou três capítulos. No caso de editoras você DEVE mandar inteiro. Mas antes, entre no site da editora e vê o que ela diz sobre mandar a obra: se está aceitando, - veja se a editora é confiável - como ela quer que mande...algumas editoras preferem os textos pelo correio, outras preferem por email. Pesquise antes de enviar, para você não perder o seu tempo nem o dela. E deixa eu te dizer: nem todas lêem e algumas o prazo de resposta é de até 1 ano. Então mande para muitas; não fique sentando esperando entrarem em contato com você! Mas preste atenção nas editoras para as quais você manda! NUNCA DISPONIBILIZE SEU TEXTO INTEIRO NA NET A NÃO SER QUE VOCÊ NÃO TENHA INTENÇÃO DE PUBLICÁ-LO. Editora alguma vai se interessar em publicar se ele já anda por aí. Afinal, caiu na rede é domínio público!

8- TIPOS DE EDITORA - importante
Existem dois tipos de editora; a tradicional, que é a que publica livros e os distribui para todo o Brasil e as editoras por demanda. 
Qual é a melhor? Tem muitos autores que querem ser lançados para o Brasil todo - tipo eu também, rsrs; mas isso não quer dizer que seja o melhor!

vantagens e desvantagens da editora tradicional: 
  • a resposta demora ou nunca vem;
  • você ganha cerca de 7% a 10% em cima de cada livro. Coisa de $3,00;
  • você vai ser publicado em todo o território nacional;
  • você só recebe uma vez ou duas vezes por ano, rsrs
  • o seu livro pode sofrer alterações - normalmente eles te avisam sobre elas: capa, alguns capítulos, etc;   
vantagens e desvantagens da editora por demanda:
  • seu livro vai ser distribuido por você mesmo e não para as livrarias do país;
  • você decide quanto cobrar e quanto receber; na maioria das vezes, você lucra muito mais vendendo por conta própria porque você decide quanto vai lucrar;
  • a divulgação é por boca em boca, ou por sites.
  • você decide exatamente como seu livro vai ser e o que vai ter;
Eu não acho que uma ou outra seja mais importante, embora eu ache que uma tradicional vai lançar você no mercado e fazê-lo conhecido! Tenho duas editoras: uma por demanda que é a Lexia, que eu adoro e a outra é tradicional, que é a editora Draco agora, que eu também adoroo, porque as duas confiaram no meu trabalho!  

9- COMO COMEÇAR A ESCREVER UM LIVRO (meu método de trabalhar):
  • anote todas as cenas que imaginar, nome de personagens, ideias para outros livros, etc. Tenha um caderninho sempre à mão. Não importa onde nem quando vir a ideia; anote! Pode ser que ela não volte! rsrs!
  • procure organizar mais ou menos seu roteiro com um resumo. Exemplo, pensei em uma história sobre um alien vindo à Terra e se apaixonando (que?) por uma terrestre. Então escrevo mais ou menos no que consiste a história - ele cai de uma nave espacial, ela está na escola, ele pula o muro, eles se encontram, ela foge..etc. Se ainda não pensou num final, não se desespere. Ele acaba vindo. Se não está conseguindo mais seguir seu roteiro, ótimo. Isso também pode significar que seus personagens estão criando vida e fazendo escolhas, isso é bom! Por exemplo, eu planejava matar um personagem no meio da história, mas ele escapou...fiquei tão assustada que resolvi deixá-lo vivo...kkkk! Sim, é verdade...O.o
  • Defina bem as características de seus personagens! Descreva-os, imagine-os, ponha o que els gostam e o que não gostam; lembre-se de pôr personagens que animem as pessoas; ninguém quer ter como protagonista um personagem que vive reclamando de tudo, por exemplo! Mas procure seguir a sua personalidade. Não ponha uma menina timida que pula o muro da escola pra matar aula!
  • Se surgir ideias para outros livros, apenas anote; anote tudo o que imaginar. Mas se as ideias não te deixarem, esqueça o que você estava fazendo antes e escreva esse. É sempre bom se concentrar em um livro só! 
  •  Fique pensando no livro, imaginando as cenas que escreveu, nos personagens, em o que ele fará se acontecer isso ou aquilo. Se a cena que você pensou vai fugir muito do seu roteiro; melhor esquecer. Não encha linguiça! Ninguém quer saber se sua personagem vai lixar as unhas enquanto assiste a novela e pensa no vestido da liquidação em 5 páginas! 
  • Não copie livros existentes; mesmo que você tenha achado o assunto legal. Plágio é crime, mesmo que você o reescreva com suas palavras! Se você contar a história de um vampiro e um lobisomem que se apaixonaram por uma menina (*cofcofcrepúsculocofcof*) vai parecer falta de imaginação e você pode ser muito criticado por isso, chegando ao ponto de até ser desrespeitado. Se o texto que você escreveu é parecido com algum livro, leia este conselho: mude! =/   
 10- SEJA SIMPÁTICO E NÃO TENHA INVEJA DE QUEM CONSEGUIU!
Estranho esse, não é? rsrs Mas é verdade! Seja gentil com as pessoas sempre; mais por bom coração do que para ter a vantagem de que ela te divulgue ou coisa assim. Melhor que publicar e ver pessoas lerem seus livros é ter muitos amigos. Mas acima de tudo, respeite quem não gostar. Difíiicil não ficar triste, claro, mas fazer o quê? Não vá atrás dela dizendo para ela fazer melhor! hahaha! Se ela te desrespeitar, ignore. Não bata boca, mesmo porque se você ficar famoso não vai querer ficar conhecido como alguém que não respeita os outros, não é mesmo? Hum...isso me lembra que devo tomar conta do meu pavio curto em relação a outras coisas... kkkkkk! E você sabe que quem conta um conto aumenta um ponto. Pessoas que aparecem demais acabam por ser um exemplo para outras, você sabe. Olha a mídia!!
Não seja invejoso. Não é porque aquele autor conseguiu publicar e você não, você vai falar mal da obra dele ou não vai querer ler. Lembre-se de que um dia você pode estar na mesma situação. Não difame a obra sem nem ao menos ler ou conhecer, nem persiga o autor em sites fazenbdo resenhas negativas. 

 11- TERMINE SEU LIVRO, MAS NÃO SE FORCE! 
Se as ideias não estão vindo, escreva pequenas cenas de seus personagens, com ou sem intençao de inclui-las na história. Não fique ansioso. Largue, simplesmente, por um tempo, se você não se empolgou. Aliás, se você não se empolgou, releia o texto. Pode ser que ele não esteja empolgando. Nesse caso, acrescente alguma coisa que dê um rumo à história e que te faça pensar pra fazer! Escreva várias ideias que vc pode incluir na história, até ideias loucas: a personagem é sequestrada por uma lata de lixo gigante; o mocinho descobriu que se apaixonou por sua imagem no rio, mas percebeu que de Narciso não tinha nada, invente! Sua mente vai começar a dar voltas e você acaba conseguindo!
Mas não largue totalmente!! Fique pensando na história, mesmo que não esteja escrevendo! Se largar de vez você não vai voltar pra pegar, acredite em mim! rsrs 


12- DIVULGUE SEU TRABALHO!!!
IMPORTANTÍSSIMO!!! Você tem que divulgar, independente se sua editora é tradicional ou não. Se não tem tempo para manter e cuidar de um blog, mande seus livros para blogs para que façam resenha ou sorteio. Não faça spam na caixa de mensagens dos outros, mas pode mandar emails para alguns e pedir para passar pra frente! Use a imaginação para impulsionar as pessoas a lerem. Um bom livro vai fazer sucesso por si só!!  

13- ACIMA DE TUDO, NÃO DESISTA! 
Não é fácil, claro! Mas quando a gente quer algo, tem que lutar pra conquistar. Só depende de você tornar seu sonho real; não fique se lamentando se não deu certo; quando tiver que ser será!! Se acha que vai dar trabalho, então nem invista! Mas se é o que quer, lute! Confie sempre!! =D

Hum, não sei se escrevi tudo...mas caso ainda tenham alguma dúvida eu posso tentar responder! rsrs!  Espero ter ajudado! Passei mais de uma hora aqui com tanta coisa pra fazer!!! kkkkkkkkkk!!

Beijooos!!! 
Em breve promo de dois liiivrooos!! \o/ Esperem eu ler e fazer resenha..rsrsrs!
 
Comentários no Facebook
94 Comentários no Blogger

94 comentários:

  1. Ótimas dicas. Acho que vou por num word pra relembrar em alguns momentos.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Espero ter ajudado! =)

    ResponderExcluir
  3. adoreiiiiiii suas dicas.super legal.parabens

    ResponderExcluir
  4. Nossa, gostei muito (por que será né Vivi? rsrs)
    Tinha umas coisas ai que eu não fazia idéia...
    Não querendo atazanar, mas já atazanando~> posso continuar te enchendo por e-mail certo? (Ou isso foi um educado "me deixa em paz"?) ashuahsuahsuhas
    To brincando...=P

    Bjs.
    By: Day.

    ResponderExcluir
  5. Achei seu blog super legal. E essas dicas em especial fora super valiosas! Só queria fazer uma pergunta: o mercado editorial brasileiro é resistente quanto à publicação de livros de fantasia? Porque eu tenho a impressão que as editoras só publicam fantasia quando os livros são estrangeiros. Qual é a sua experiência em relação a isso?

    ResponderExcluir
  6. Dicas ótimas!!! Eu escrevo contos por diversão, mas nunca pensei em publicar como livro... Qualquer dia eu talvez pense nisso! Hehehehehe

    bjuuus

    ResponderExcluir
  7. Carla: Que bom que gostou!! ^^

    Liliana: Espero que seja útil! =D

    Day: hahaha, fique à vontade pra me perturbar...hahaha! Relaxa, é que assim eu posso explicar a maioria das coisas pra mais gente! ^_~

    mundomel: Muuito obrigada, fico feliz! Quanto ao mercado editorial, era mais resistente antes, mas não é mais tanto assim por causa de tanto sucesso com Crepusculo e Harry Potter; os jovens começaram a ler mais. Isso deu um impulso no mercado, embora eles tenham preferência por autores estrangeiros...o livro nacional tem que ser muuito bom para ter chance de publicação e diferente do que já está sendo lançado! Lutei muito...tem que ser insistente!

    Anne: Hahaha, nunca se sabe, né??? beijuuus!! =D

    ResponderExcluir
  8. nossa só 7%,meu deus mas eu tenho fé que um dia vou conseguir ,amei as dicas vi estou escrevendo um livro,na verdade estou no segundo parecve que as ideias pula do nada na minha cabeça,é estranho issos,um dia te mando os tres primeiros capitulos tá bjsssss

    ResponderExcluir
  9. Nossa, excelentes dicas!
    Não sou aspirante a escritora, mas apóio os escritores nacionais e torço para que eles tenham cada vez mais espaço. \o/

    ResponderExcluir
  10. ká: É, 7% por aí..hehehe...mas dependendo da quantidade que vc vende..hehe...=D Isso é normal, ká! Fica tranquila; às vezes você também pode empacar, mas tem que seguir em frente! =D

    Núbia: Obrigada!! Amém!! =D

    ResponderExcluir
  11. Oiiee!! Não pretendo ser escritora, mas vim aqui deixar o meu comentário ENQUANTO os originais não voltam, assim ele não fica tão vazio!! kkkkkkkkkkkkk

    Acho que os passos q eu considero mais importantes (apesar de todos serem) são o 6 e o 11. O registro pq garante q o q vc escreveu é seu. E o nunca se forçar para terminar o q está escrevendo pq se vc se força não vai gostar do que escreve e se vc não gosta, como pode querer q alguém goste?

    Acho ótimo vc deixar essas dicas aqui vejo muita gente pela net procurando formas de começar ou se lançarem. Vc conseguiu fazer isso muito bem e quando o livro for lançado pela editora vai ser um sucesso, certeza!! Suas dicas vão ser ótimas para quem está começando. ^^

    Bjuuus, Vivi!
    Parabéns pelo registro do domínio! *-*

    ResponderExcluir
  12. Saudações, tudo bem?

    Pois é, escrever e lançar um livro com certeza nunca é tão fácil quanto imaginamos, por isso, quando recebemos o livro em mãos, prontinho, com capa e tudo, sentimos orgulho de nós mesmos, pois sabemos que apesar de todas as dificuldades, fomos até o fim!

    É prazeroso passear pela mente, em um mundo criado por você mesmo, e de repente, aquele mundo ser passado para o papel, e várias pessoas lendo, compartilhando daquela aventura que você criou.

    Vale a pena! ;)....

    Abraços!

    Kampos (Autor de "VINGANÇAS DE SANGUE")
    www.criaturasdaescuridao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. AMEI suas dicas! São super úteis, Vivi! Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Vivi querida, que POST PERFEITO!! Sério. Esse post tem que ser um ponto de referencia. Vou linka-lo no lost viu?

    ResponderExcluir
  15. Viviane, eu volta e meia faço postagens voltadas a novos escritores no meu blog também e tenho de dizer, MUITO completo o post. Como o Luiz disse lá em cima, conheço ele do meu blog e tbm de um Fórum, grande Luiz, vale a pena salvar em um arquivo no word mesmo. Parabéns.

    abraço,
    Leonardo Schabbach

    ResponderExcluir
  16. Dicas excelentes Vivi! É um post muito bom para quem pretende se lançar no mercado e tbém é legal ver você passando um pouco da sua experiência como escritora. Eu escrevo desde quando eu era bem pequeno (acho que faz uns 6 anos já) e cada vez mais histórias aparecem na minha mente. Mesmo que não seja para publicar, eu adooro montar uma história e ver seu desenvolvimento. O único problema é que SEMPRE, eu imagino como a história vai terminar e fico adequando o roteiro para se encaixar naquele final. E outro problema é que meus textos ficam muito resumidos D: *comofas?*
    Mas valeu pelas dicas! A partir de agora vou tentar segui-las quando eu for tentar escrever algo ;D

    ResponderExcluir
  17. Uau... eu nunca pensei em escrever nada, ou melhor, um livro... já que eu tenho que escrever muito sendo advogada... mas enfim... depois de todas essas dicas, até que me deu uma vontadinha de escrever, viu... Só me falta uma idéia, talento e tempo! hahaha
    Mas falando sério, Vi... Achei mega fofo você escrever tudo isso!!!
    Parabéns!
    Beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas! Tenho talento zero para escrever, mas adooooro ler! Quanto mais gente escrevendo boas histórias melhor!!! hehe ; D
    Bjuss

    ResponderExcluir
  19. Pritt: rsrsrs, você é muito fofa! Que bom que gostou, mesmo que não escreva! E obrigada por fazer coments enquanto o site estava passando para o dominio, rsrsrs!! Você é um amooor!! =***

    Kampos: Que bom que gostou! Sim, escrever um livro é uma experiência única! Acresecnta aos outros e a nós... ;)

    Babi: que bom, fico feliiz! ^^

    Ju: Legal, ju!! Fique à vontade!! Espero ajudar! ^^

    Leonardo: Puxa, muito obrigada! Fico muito feliz que mais pessoas também dividam dicas! rsrs! Fico muito feliz em ajudar!

    Ronaldo: Imagina, é legal dividir as dificuldades! Bom, no seu caso o problema é a afobação! hehehe...se você deixar o livro e os personagens te conduzirem, vc chega a um final legal; mas procure soltar a imaginação...depois quando reler o texto, vc corta coisas que sejam irrelevantes; tipo: "pra vc chegar naquele final essa cena era mesmo necessária?" Não fique preocupado em chegar lá, apenas se direcione pra isso! Eu faço o mesmo, e quando acabar de escrever, o final acaba sendo melhor do que você imaginou porque foi autêntico! =D Anote num papel o que o personagem precisa fazer pra chegar lá; tipo objetivos, que nem a gente faz com a vida! hehe!

    Camis: aaah, mas vc já escreve e muito, né? suas resenhas no blog, oras!! kkkk, ideia surge, talento adquire agora tempo é fogoo!!! hahaha, que bom que gostou!! Beijooos!!

    Claudia: kkkkk! Não é?? Obrigada, fofa!! =***

    ResponderExcluir
  20. Mto bom o post, Vivi! Como a Mila disse, deu até vontade de escrever hehe. Se um dia eu tiver uma boa ideia pra um livro, vou ler suas dicas de novo pra não ter erro ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  21. Poxa, que lindo isso tudo! Me deu até ânimo com o meu livro, rs... Eu que estava me achando uma rejeitada do destino porque a editora tinha sumido por 5 meses depois que eu mandei o original, hahaha. Mas pra mim o mais tenso é a parte de ouvir as críticas mesmo... me deprimo e acho que não sirvo mais pra escrever nada, hahaha. Enfim, adorei o post. Muito legal a sua iniciativa de fazer isso :)

    ResponderExcluir
  22. Vi, hoje entrei aqui e voltei a ler as suas dicas... De repente me deparei com algo e ri sozinha: "Não difame a obra sem nem ao menos ler ou conhecer, nem persiga o autor em sites fazendo resenhas negativas." Será que isso foi um recado??????? rs.... Mandou bem!!!
    Ah... isso é verdade, eu escrevo muito e não só no trabalho, o blog me dá uma canseira, rs... mas sempre escrevo sobre idéias alheias! Na verdade eu acho que sou muito careta para imaginar uma história! rs... Acho que preciso convencer o meu namorado a deixar eu jogar RPG com ele pra ver se eu perco esse bloqueio!!! hahahahaha
    Beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  23. Vou tentar fazer isso =D Essas dicas tbém me animaram a continuar escrevendo! Estou ansioso para colocar essas dicas em prática o quanto antes XD

    ResponderExcluir
  24. Mila: Aah, que bom ser util, Milaa!! rsrs!! Se faltar qualquer coisa eu ponho aqui!! rsrs

    M.F: Imagina!! Tem noção de quanto tempo vc espera por uma editora?? Você só não pode esperar por uma; elas demoram ou nem respondem! Aah, não se cobre demais! Você nunca vai agradar todo mundo; tem que lutar pra fazer o seu melhor! =D Imagina, fico feliz de ajudar! ^^

    Camis: Você achaaa?? hahahahaha!! Foi curto e direto, né? hehehe!! Aaah, joga mesmo!! Isso dá muita ideiaa!! Você ia adorar!! hehehe!! Tem que ser sobre coisas mais leves, mas joga siim! vc vai ter muita ideia! hehehe!

    Ronaldo: Aaah, fico tão feliz!! oba, depois quero ver! \o/ E quando formos famosos e ricos, estaremos sentados nas varandas da nossa casa de praia (sim, porque a gente pode ser vizinho!) falando dos velhos tempos..hehehe!!

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo ok?

    Ótimas dicas, Vivi!! Não sei se vou escrever um livro algum dia, mas que as idéias tem surgido do nada e não me deixam, ah, e como tem! rsrs
    Sabe, achei engraçado o fato de você falar que um dos seus personagens fugiu e aí você teve que deixá-lo viver... (kkkk!) Antes eu achava isso estranho, mas, verdade!, eles criam vida sem a gente perceber! Assustador, né? o_O

    Vou deixar anotado tudinho o que você falou! Aí quem sabe, um dia eu consiga concluir (sim, concluir! Nunca consigo terminar minhas idéias... aí surgem outras e outras... mas estão guardadas! hehe) uma de minhas histórias e faça um livro também!! *aiquedemais* n.n

    Beijos, Vi!!

    ResponderExcluir
  26. nossa! qnts novos escritores! e eu sou mais uma nessa multidao .-.
    ótimas dicas vivi! vc me esclaresceu mto com essas dicas. entendi melhor do q qnd explicaram a msm coisa num simplorio q eu fui ano passado.
    to acabando minha 20ª hitoria e pretendo publica-la!
    mas eu tenho um pequeno probleminha e acho q ja deu ra saca ql eh XP
    será q imagnação fertil demais eh um problema? pos tenho 20 historias e aenas 1 terminada XD
    bj vivi!
    (p.s.: eu amei o ima da sephira, o arcador do zack e o chaveirinho da jessi. sao fofos d+!! fiquei me exibindo na escola hj XD)

    ResponderExcluir
  27. Super essas dicas, Vivi! acredita q a maioria eu ja seguia e nem sabia?
    isso pq to escrevendo meu primeiro livro e tenho ideias para mais uns 5..
    kkkkkkkk
    quando eu publicar, vo manda um pra vc sortear aqui, oks? :D isso se eu terminar ele, é claro

    ResponderExcluir
  28. Debee: haha, que legal que tem tantas ideias! é, isso é muito louco...tem coisas que eles fazem ou dizem que eu fico pensando: Ei...não tinha planejado que vcs fossem lá...eu planejava outro final e...ah, deixa pra lá...kkkkkkkkkk hahaha, boa sorte, querida! Fico feliz por ajudar!

    Tsuki: puxa, sério?? Fico feliz então! haha, então, vc tem que se concentrar em uma só e ignorar as outras!! Pode anotar as ideias, mas evite pensar nas outras, senão vc não termina!! Aaaai, que bom que gostou!! Fico toda feliz!! rsrs!!

    Beatrice: ora, que bom! rsrs!! então se concentra em um só!! rsrs!! Oba, vou querer! hehehe!! \o/

    ResponderExcluir
  29. Adorei as dicas!

    Essa de não publicar na internet, eu conheço pessoas que escreveram em blogs, fizeram sucesso e depois conseguiram publicar. Claro que é arriscado, mas a internet tem que ser usada pra ajudar. Eu estou pensando em alguma coisa do tipo. Comecei a escrever sem nenhuma pretensão, se duas ou três amigas lessem estaria satisfeita. Acabou que tem umas 20 pessoas acompanhando, pode não parecer muito, mas comparando com o que eu esperava... Alguns dizem que até comprariam caso eu publicasse.

    Um livro inteiro publicado na internet pode ser a porta de entrada para os leitores conhecerem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi, Cíntia! Que bom! ^^
    Olha, querida, essa eu ouvi da própria editora, que nenhuma se arrisca... Inclusive ela me perguntou se meu livro foi disponibilizado para download, caso tivesse sido, perguntou se eu estava planejando outro... Bem, você que sabe! Mas quando cai no dominio público, dificilmente uma se interessa; a não ser que você faça uma continuação...bem, você que sabe! ^_~

    ResponderExcluir
  31. Chefa!!!! mandou mto bem, Vivi, cara, temos que fazer o encontro de autores em BSB tb! Já vai rolar no RJ, e estamos agitando em SP e BH. Vamos, Chefa?! hein, hein?! Beijo enorme!!!!

    ResponderExcluir
  32. Enderson!! =D Puxa, ia ser show!! Vamos sim, óbvio!! weee, beijooos!! =D

    ResponderExcluir
  33. Sem dúvida Vivi! KOPSKSPOKSOPSKOSPKSPOKS
    E trocaríamos ideias tbém! Assim minhas histórias teriam um pouco de comédia, pois infelizmente, só tenho ideias dramáticas hueheuehueheu *fato* =P

    ResponderExcluir
  34. heuehueheue!! Sério? Então seria algo Neil Gaiman + Terry Pratchett. Você entristece e eu sacaneio!! heueheue!! =D

    ResponderExcluir
  35. Eu até gostaria de saber escrever bem, mas não é fácil...

    Bjos

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Roberta: bom, fácil não é, mas tem que perseverar! =D

    Paula: olha que interessante! Bom, o recado está dado! =)

    ResponderExcluir
  38. oi tem selinho polemico pra vc no meu blog, passa lá acho que vai gostar bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    http://acordeicomvontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Vi, estamos com saudades! Quer fazer o favor de aparecer?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Oi, Ká!! Obrigadaaa!! ^^

    Ai, camis, desculpaaa!! Essa semana estou tão esgotada..u.u

    ResponderExcluir
  41. Yasmin Marigliani23 de maio de 2010 14:12

    Adorei!! *-*. Só uma dúvida: nós temos a garantia de que o segundo livro da série será lançado com a editora por demanda?

    ResponderExcluir
  42. Oi Vivi!!!
    Tem selinho curioso procê no mue blog querida!!!

    Beijosssss.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  43. oi flor como vai to sumida néh mais to na correria..

    o tem selinho la no meu blog bjs ate mais.

    ResponderExcluir
  44. Oi! Mt boas suas dicas,para quem ta começando, vou sempre que puder da uma olhada no seu blog...beijos querida.

    ResponderExcluir
  45. Tem selinho pra você no meu Blog:

    http://chellybianchini.blogspot.com/2010/05/2-selinho.html

    Bjoos

    ResponderExcluir
  46. Oi, Vivi!

    Adoro seu blog e estas dicas são um tesouro mesmo.

    Olha, tem um selinho para você lá no meu bloguito...

    http://devaneiosvany.blogspot.com/2010/05/oba-mais-um-selinho.html

    Aproveite e se inscreve no sorteio que está rolando por lá...

    Bjim e tudibão!!

    ResponderExcluir
  47. Nossa, meninas, obrigada por todos esses selinhos!! vou reunir todos e fazer um post com eles, tá?? Obrigadaa!! =***

    ResponderExcluir
  48. Vivi, estou doida atrás de você. Um audio veio trocado! Sem ele, não teremos Jessi e Zack amanhã no programa. Veja seu e-mail URGENTE.

    Aproveitando, se alguém falar com a Vivi hoje, fale do meu e-mail. Valeu!

    Anny Lucard

    PS.: Nossa, esse post está bombando! :)

    ResponderExcluir
  49. Aiaiai!! Te mandei!!! relaxa!!! hahahaha!!! Menina, eu andei sumida!! Segunda vou recompensar todo mundo!!! =***

    ResponderExcluir
  50. Oi Vivianne! Passei e adorei seu post, mas meu objetivo mesmo era dizer que estou adorando "A caçadora". Não pude ler antes porque estava ultra apertada, mas devo terminar hoje ou amanhã. Você merece muito sucesso e muitos leitores. Tenho orgulho dos novos autores nacionais que estão surgindo. Você já tem um lugar reservado na minha biblioteca. Muita luz e um mundo de inspiração para concluir sua triologia!!! Bjssssssss

    ResponderExcluir
  51. Oi Viviane, gostei muito do seu blog, bem criativo, parabéns!
    Tb tenho um blog, se puder dê uma olhadinha, ah e já estou te seguindo, bj!
    http://danfalandodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  52. adorei as dicas... vou começar a usa-las

    ResponderExcluir
  53. Gostei das dicas e da forma de escrever. Bem simples e proximo do leitor. E olha que já li varios posts com o mesmo tema por aí.

    Eu sou roteirista de quadrinhos e agora estou tentando escrever um livro. Mas acho que ainda não encontrei o tema que realmente me empolga.

    ResponderExcluir
  54. Fico super feliz que estejam gostando dos meus livros e muito feliz que sejam dicas uteis pra vcs, de verdade!! ^^ Vocês tem que ir atrás de fonte de inspiração! =D

    ResponderExcluir
  55. Ótimas dicas hehe Me ajudou mesmo, não imaginava algumas coisas a respeito disso; como registrar o livro na Biblioteca Nacional e etc.
    Eu to escrevendo um livro, mas dizem que eu sou, an, perfeccionista demais, aí eu me grudo demais em qlqr coisinha da história e demoro mais pra escrever.. ahaha
    Mas ficaria feliz se um dia pudesse te mandar os primeiros capítulos que escrevi para você ler :D
    Beeijos

    ResponderExcluir
  56. Que bom, fabíola! Fico feliz! Agora vc registra, hehe! Cuidado, prefeccionista demais pode fazer vc fugir do enredo!! Claro, fique à vontade! ^^

    ResponderExcluir
  57. Oii! Adorei as dicas! Er, eu estou escrevendo um livro mas não sei se irá agradar! Posso te mandar a sinopse pra você avaliar e ver se pode fazer algum sucesso? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  58. adorei as dicas e elas foram muito importantes pra mim.
    morro de vontade de criar um livro, mas nunca consegui levar pra frente.
    vou andar agora SEMPRE com um bloco de notas pra anotar todas as ideias que vierem na minha cabeça, por mais malucas que sejam. espero conseguir criar meu livro e fazer sucesso obrigado =D

    ResponderExcluir
  59. Aaah, que boom! Fico feliz que tenha sido útil! Anota sim! rsrsrs! Estimule a imaginação! ^^

    ResponderExcluir
  60. CARA QUE PERFEITA EU AMEI AS DICAS PARABÉNS, VOU COMEÇAR A SEGUIR SEU BLOG POR QUE FOI UMA MÃO NA RODA PRA MIM *-*

    ResponderExcluir
  61. Puxa, fico muito feliz!! ^^ Adoro poder ajudar!! =D

    ResponderExcluir
  62. Legal as Dicas!
    Você é muito carismática

    bjoos

    ResponderExcluir
  63. Escrever parece ser mto difícil com tantas regras... Mas é tão bom e assustador > pelo menos para mim > que desce pedrinhas de gelo quando releio algo que saiu repentinamente, mas tenho uma duvida que me deixa preocupada. É o seguinte, como vC disse, temos de manter nossa personalidade e não escrever de outro jeito para agradar alguém. Mas eu gosto de escrever histórias de lugares que não conheço, principalmente cidades pequenas e estranhas de outros países. Pode até parecer pouco patriótico, mas acontece que definitivamente não consigo escrever histórias aqui de nosso lindo Brasil! E olha que não foi por não tentar!!! Escrever para mim, é como me impulsionar a entender o desconhecido, me faz pesquisar e DESCOBRIR o que eu realmente queria conhecer. Tenho medo, isso pode atrapalhar? Histórias que não se passam aqui no Brasil? Só vejo histórias sendo lançadas, histórias, do sertão e etc. MINHAS OBRAS PODEM SER REJEITADAS POR ISSO?

    ResponderExcluir
  64. Thaflis, eu não escrevi histórias do Brasil, acho que o leitor tem o direito de viajar em qualquer lugar, na mente e no mundo...o unico problema, para não correr riscos, é que você deve estudar batsante o local! Não, não pode ser rejeitada não. Você pode criar países imaginários, cidades imaginárias (apenas que sejam verossímeis)! Sua história não vai ser rejeitada por isso; pode apenas correr o risco de ser rejeitada se não tiver sustentação pra ser lá, entendeu?

    ResponderExcluir
  65. Vleu pela dica! Gostei mto das outras tmb!

    ResponderExcluir
  66. Ola, vc por acaso tem msn??????

    ResponderExcluir
  67. Thaflis: que bom que gostou! ^^

    Anonimo: rsrs, desculpe, não tenho não!

    ResponderExcluir
  68. Muito show as suas dicas, brigada mesmo ^^

    ResponderExcluir
  69. Leandro
    Meus parabéns, otimas dicas

    ResponderExcluir
  70. Humm,... Vou coloca rno Face para alguns outros amigos escritores. Me ajudou em algumas coisas, mas o conceito geral eu já sabia LOL

    Anyway

    Obrigada Vivi, você será nossa heroína! :D
    Inner: Mas Quem precisa de heróis?! |D
    Eu: aff que trocadilho mas idiota .-.
    Inner: Cala a boca ¬¬
    Eu: Sou eu que digo isso ¬¬'

    ResponderExcluir
  71. hahahaha, que bom! XD Hã...certo...XD Você é uma graça, Ly!

    ResponderExcluir
  72. Acabei de ler suas dicas e só tenho a agradecer. Sério, quase chorei. Foi como se você estivesse aqui na minha frente falando o que ninguém nunca falou. Estou escrevendo... nossa, tem 10 anos desde a ideia inicial. Eu era muito novo p/ escrever,então, nesse tempo estive lendo, estudando sobre o tema (ficção) que escolhi e criando meu mundo aos poucos e em detalhes. Amo escrever, amo meus personagens e sei bem o que é "eles terem vida própria" eu tenho controle até certo ponto sobre minha turma, mas minhas vontades não sufoca o sentimentos deles. Fico pensando deles sempre. O próximo passo da história. Faltam 5 capítulos para eu concluir. Eu quero que isso aconteça logo mas também quero que seja tudo natural. E eu vou chegar lá. Eu sou estudante de Letras, embora não tenha vontade de ser professor. Ansioso para chegar ao fim e poder reler e melhorar o que escrevi.

    Um forte abraço meu e dos meus amigos(fictícios)rs.

    ResponderExcluir
  73. Ahh, meu nome é Ronnie. Escrevi o comentário aí de cima. Obs: Quando entro na minha história esqueço até de mim. Essa é uma das melhores partes!; )

    ResponderExcluir
  74. Oi, Ronnie! Aah, fico super feliz que tenha gostado! Espero que tenha ajudado! Aah, muito legal! É sempre bom caprichar bastante na história e não desistir dela! É isso aí!! Sempre em frente!!!

    ResponderExcluir
  75. Nossa eu gostei muito das tuas dicas flr, de todas e vou seguir sim, são muito boas e você é muito animada, gostei muito do seu blog e do seu post tá de parabéns amore *-*
    Bjoos!

    ResponderExcluir
  76. Awww, obrigada, querida!! Espero poder ajudar! hahaha, sou mesmo mito animada! XP Beijos!!

    ResponderExcluir
  77. 0lá!td bein ?
    Bom dei uma olhadinha e achei super interessante, eu estava começando a escrever um livro ,mais vi que ele não estava ficando legal e acabei apagando ele todo,por mais que eu ache que por um lado eu estava errada pelo outro eu estava tranquila ,por que tive idéias para outro livro aonde eu usei totalmente a minha imaginação, por que primeiro livro eu tirava cenas de outros livro, mais depois de pensar muito vi que isso era errado....
    Mais...Ah mesmo assim adorei tuas dicas, achei muito importantes mesmo,depois que eu vi esse post eu pretendo começar outro livro e por minha imaginação para funcionar a meu favor....sinceramente acho que vc passa dos pés de meg cabot ou qualquer escritora ou escritor famoso_bom, isso na minha opinião quer dizer que vc eh uma das melhores escritoras que eu ja conheci e olha que eu amo ler livro apesar das pessoas até reclamarem de tanto que eu leio mais eu nem ligo,bom....mesmo assim parabéns...
    bjoos;)

    ResponderExcluir
  78. Olá, Juh! Aah, que bom, espero mesmo poder ajudar! Bem, essa ideia foi boa! Se você não estava se dando bem com um livro e escreve outro misturando as ideias é uma boa ideia a não ser que você queira ter ambos os livros...aí é ruim. Poxa, agora fiquei toda metida mesmo!! Não acredito que recebi um elogio desses!! Nossa, muito obrigada!! ^^ Beijos!!

    ResponderExcluir
  79. Adorei o que você esplicou,eu mandei um texto para a Lexia,e estou agurdando, é como você disse,não devemos desanimar, e eu não desanimo,afinal sou brasileira,e brasileiro que é brasileiro não desiste nunca.beijão.marlete

    ResponderExcluir
  80. É isso aí, Marlete! Nunca desista! Boa sorte! ^^

    ResponderExcluir
  81. Amei as dicas!!! Eu escrevi uma história, e bom muitos elogiaram. Só que eu pretendo reescrevê-la para consertar alguns erros!! Só precisava mandar uma parte para alguém ler. :) você mora em BSB?? Que legal. Eu também. Nunca conheci uma escritora daqui. Beijos, Thaís

    ResponderExcluir
  82. Que bom, Thaís! Espero mesmo que possa ser útil! Sim, sou daqui! hahaha, mundo pequeno, né? XD

    ResponderExcluir
  83. Amei as dicas, são muito úteis e me senti incentivada a continuar a escrever meu livro. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  84. Oi! Eu sou a Jaine, recentemente conheci sua obra (Eu estava começando a escrever um livro) e você me motivou bastante (também amoo escrever). Esses dicas me ajudaram pra valer, eu tinha varias duvidas sobre tudo isso.
    Ótimo trabalho! -tenho uma secreta paixão pelo zack rsrs- não conta pra jessi. :)

    ResponderExcluir
  85. Oi, Jaine! Aaw, que legal!! Adoro poder ajudar! ^^ Hahaha, pode deixar! Beijos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.